Natália Falavigna
Natália Falavigna começou a treinar em 1997, em Londrina (PR). Em 2000 viajou para a sua primeira competição internacional: o Campeonato Mundial Juvenil, disputado em Killarney – Irlanda. Sagrou-se campeã e conquistou para o Brasil a primeira medalha de ouro do país em campeonatos mundiais. Assim foi eleita pela Confederação Brasileira de Taekwondo a melhor atleta naquele ano. Em seguida, aos 16 anos, integrou-se à seleção brasileira adulto da modalidade e no mesmo ganhou a medalha de bronze no Mundial da Coréia do Sul.
Em 2002 firmou-se no cenário internacional do esporte ao alcançar ótimos resultados, como os vices no Campeonato mundial universitário (EUA) e na Copa do Mundo de Taekwondo (Japão), além da medalha de ouro nos Jogos Sul-Americanos (Brasil). Esses resultados lhe deram o Prêmio Brasil Olímpico (Oscar do esporte brasileiro), ao ser eleita pelo Comitê Olímpico Brasileiro a melhor atleta de taekwondo do País.
No ano seguinte os resultados continuaram aparecendo e Natália bateu diversos recordes. Venceu novamente o Prêmio Brasil Olímpico em sua modalidade. Em 2004, classificou-se para as Olimpíadas de Atenas. Voltou da Grécia com um histórico 4º lugar, o melhor resultado do taekwondo em participações olímpicas e até então, a melhor colocação de uma brasileira em um esporte individual em mais de 100 anos das olimpíadas, igualando o feito conseguido por Aida dos Santos em Tóquio em 1964. Com justiça, ganhou outra vez o Prêmio Brasil Olímpico no taekwondo.
O ano de 2005 foi inesquecível para Natália e para o taekwondo. Em abril, venceu o Campeonato Mundial em Madrid, na Espanha, após ganhar suas cinco lutas. Depois de 35 anos de existência do esporte no Brasil, Natália se tornou nossa primeira campeã mundial. Assim, é a única brasileira com títulos mundiais nas categorias juvenil, adulto e universitário. A recompensa veio no final da temporada, quando venceu o Prêmio Brasil Olímpico em eleição direta pela Internet como melhor atleta brasileira do ano, superando as demais finalistas Daiane dos Santos e Laís Souza, estrelas de primeira grandeza da ginástica internacional.
Nos anos seguintes (2006 e 2007) continuou a impressionante série de vitórias obtendo diversas medalhas, entre elas, a prata nos Jogos Pan-americanos do Rio de Janeiro e o bronze no Mundial de Taekwondo realizado na China. Em 2008 Natália mais uma vez fez história ao se tornar a primeira medalhista olímpica do Brasil no Taekwondo!!
É a maior medalhista na história do esporte no país e a maior vencedora do Prêmio Brasil Olímpico em sua modalidade (2002/3/4/5/6/8) e a única atleta brasileira de taekwondo a participar de duas edições dos jogos olímpicos. Já é a melhor atleta brasileira de taekwondo de todos os tempos.
Ouro no Aberto da Alemanha
Bronze nos Jogos Olímpicos de Pequim – China
Bronze no Campeonato Mundial de Taekwondo – China
Prata nos Jogos Pan-americanos do Rio de Janeiro
Ouro na Seletiva Olímpica Pan-americana – Colômbia
Bronze do Aberto da Holanda
Campeã do Aberto da Bélgica
Campeã Mundial Universitária – Espanha
Campeã do Korea Open International Championships – Coréia do Sul
Prata no Campeonato Pan-americano de Taekwondo - Argentina
Ouro nos Jogos Sul-americanos – Argentina
Campeã Mundial de Taekwondo – Espanha
Prata na Seletiva Olímpica pan-americana – México
4° lugar nas Olimpíadas de Atenas – Grécia
Ouro no I Torneio Ibero-Americano – Espanha
Prata na Universíade/Olimpíadas Universitárias – Coréia do Sul
Prata no Campeonato Mundial Universitário – EUA
Prata na Copa do Mundo de Taekwondo – Japão
Campeã dos Jogos Sul-Americanos do Rio de Janeiro – Brasil
Bronze no Pan-americano juvenil de Taekwondo – Chile
Bronze no Campeonato Mundial de Taekwondo – Coréia do Sul
Ouro no Campeonato Mundial Júnior de taekwondo
- Única atleta brasileira de taekwondo a participar de duas edições dos Jogos Olímpicos;
- Eleita melhor atleta de taekwondo do Brasil, eleita pelo Comitê Olímpico Brasileiro em 2002/03/04/05/06/08;
- Prêmio Brasil Olímpico como melhor atleta brasileira de 2005, de acordo com a consulta popular realizada pelo Comitê Olímpico Brasileiro;
- Atleta brasileira da modalidade com maior número de medalhas internacionais em toda história.
- Única atleta no Brasil campeã mundial de taekwondo em qualquer categoria (juvenil, adulto e universitário).
- Primeira e única atleta brasileira medalhista olímpica no taekwondo.
Marcadores: Natália Falavigna