terça-feira, 1 de junho de 2010

Natália Falavigna

Natália Falavigna começou a treinar em 1997, em Londrina (PR). Em 2000 viajou para a sua primeira competição internacional: o Campeonato Mundial Juvenil, disputado em Killarney – Irlanda. Sagrou-se campeã e conquistou para o Brasil a primeira medalha de ouro do país em campeonatos mundiais. Assim foi eleita pela Confederação Brasileira de Taekwondo a melhor atleta naquele ano. Em seguida, aos 16 anos, integrou-se à seleção brasileira adulto da modalidade e no mesmo ganhou a medalha de bronze no Mundial da Coréia do Sul.

Em 2002 firmou-se no cenário internacional do esporte ao alcançar ótimos resultados, como os vices no Campeonato mundial universitário (EUA) e na Copa do Mundo de Taekwondo (Japão), além da medalha de ouro nos Jogos Sul-Americanos (Brasil). Esses resultados lhe deram o Prêmio Brasil Olímpico (Oscar do esporte brasileiro), ao ser eleita pelo Comitê Olímpico Brasileiro a melhor atleta de taekwondo do País.

No ano seguinte os resultados continuaram aparecendo e Natália bateu diversos recordes. Venceu novamente o Prêmio Brasil Olímpico em sua modalidade. Em 2004, classificou-se para as Olimpíadas de Atenas. Voltou da Grécia com um histórico 4º lugar, o melhor resultado do taekwondo em participações olímpicas e até então, a melhor colocação de uma brasileira em um esporte individual em mais de 100 anos das olimpíadas, igualando o feito conseguido por Aida dos Santos em Tóquio em 1964. Com justiça, ganhou outra vez o Prêmio Brasil Olímpico no taekwondo.

O ano de 2005 foi inesquecível para Natália e para o taekwondo. Em abril, venceu o Campeonato Mundial em Madrid, na Espanha, após ganhar suas cinco lutas. Depois de 35 anos de existência do esporte no Brasil, Natália se tornou nossa primeira campeã mundial. Assim, é a única brasileira com títulos mundiais nas categorias juvenil, adulto e universitário. A recompensa veio no final da temporada, quando venceu o Prêmio Brasil Olímpico em eleição direta pela Internet como melhor atleta brasileira do ano, superando as demais finalistas Daiane dos Santos e Laís Souza, estrelas de primeira grandeza da ginástica internacional.

Nos anos seguintes (2006 e 2007) continuou a impressionante série de vitórias obtendo diversas medalhas, entre elas, a prata nos Jogos Pan-americanos do Rio de Janeiro e o bronze no Mundial de Taekwondo realizado na China. Em 2008 Natália mais uma vez fez história ao se tornar a primeira medalhista olímpica do Brasil no Taekwondo!!

É a maior medalhista na história do esporte no país e a maior vencedora do Prêmio Brasil Olímpico em sua modalidade (2002/3/4/5/6/8) e a única atleta brasileira de taekwondo a participar de duas edições dos jogos olímpicos. Já é a melhor atleta brasileira de taekwondo de todos os tempos.




Ouro no Aberto da Alemanha
Bronze nos Jogos Olímpicos de Pequim – China


Bronze no Campeonato Mundial de Taekwondo – China
Prata nos Jogos Pan-americanos do Rio de Janeiro
Ouro na Seletiva Olímpica Pan-americana – Colômbia


Bronze do Aberto da Holanda
Campeã do Aberto da Bélgica
Campeã Mundial Universitária – Espanha
Campeã do Korea Open International Championships – Coréia do Sul
Prata no Campeonato Pan-americano de Taekwondo - Argentina
Ouro nos Jogos Sul-americanos – Argentina


Campeã Mundial de Taekwondo – Espanha


Prata na Seletiva Olímpica pan-americana – México
4° lugar nas Olimpíadas de Atenas – Grécia


Ouro no I Torneio Ibero-Americano – Espanha
Prata na Universíade/Olimpíadas Universitárias – Coréia do Sul


Prata no Campeonato Mundial Universitário – EUA
Prata na Copa do Mundo de Taekwondo – Japão
Campeã dos Jogos Sul-Americanos do Rio de Janeiro – Brasil


Bronze no Pan-americano juvenil de Taekwondo – Chile
Bronze no Campeonato Mundial de Taekwondo – Coréia do Sul


Ouro no Campeonato Mundial Júnior de taekwondo



- Única atleta brasileira de taekwondo a participar de duas edições dos Jogos Olímpicos;
- Eleita melhor atleta de taekwondo do Brasil, eleita pelo Comitê Olímpico Brasileiro em 2002/03/04/05/06/08;
- Prêmio Brasil Olímpico como melhor atleta brasileira de 2005, de acordo com a consulta popular realizada pelo Comitê Olímpico Brasileiro;
- Atleta brasileira da modalidade com maior número de medalhas internacionais em toda história.
- Única atleta no Brasil campeã mundial de taekwondo em qualquer categoria (juvenil, adulto e universitário).
- Primeira e única atleta brasileira medalhista olímpica no taekwondo.

Fonte: Site oficial (www.nataliafalavigna.com.br)

Marcadores:

Escritor Wilson Bueno foi assassinado em Curitiba


E a violência que cresce a cada dia em Curitiba deixa a cidade culturalmente mais pobre, com a morte do escritor Wilson Bueno foi encontrado morto diante do seu computador em sua casa, nesta segunda feira. Segundo a polícia, Wilson Bueno pode ter sido vítima de assalto, onde foi morto com uma facada no pescoço, no bairro Santa Cândida, em Curitiba.

Wilson Bueno tinha 61 anos, nasceu em Jaguapitã (PR) e morava em Curitiba . Foi criador e editor por oito anos do suplemento de idéias Nicolau. Colaborava, com resenhas de livros, para O Estado de S. Paulo e era cronista semanal do jornal O Estado do Paraná.

Marcadores: ,