segunda-feira, 2 de fevereiro de 2009

João Lopes, o Bicho do Paraná

Carreira:


João Lopes pisou pela primeira vez em um palco em 1978, a convite de Ivo Rodrigues, da banda Blindagem. Em 1981, lançou seu primeiro disco, “João Lopes”. Entre outras músicas, estava “Bicho do Paraná”, que se tornou hino extra-oficial do Paraná.
Em 1988, Lopes lançou “Pé Vermelho”. Dois anos mais tarde, veio o disco “O Homem e a Natureza”. Em 1966, o álbum “Interiores”. Este ano, lança “João Lopes Bicho do Paraná Acústico”, resgatando a força da cultura paranaense e as características do artista.
Lopes mostra a cultura interiorana, caipira, mistura de rock’n roll, blues e música brasileira. Em 1970, esta sonoridade ficou conhecida como “Rock Rural”.




Música Bicho do Paraná

Composição: João Lopes

Seu motorista toque o carro
Me tire desse lugar
Me leve logo motorista
Pro outro lado de lá
Não vou cortar o meu cabelo, não
Só pra dar o que falar
Eu não sou gato de Ipanema
Sou bicho do Paraná
A vida pra mim na cidade grande
Tá difícil pra danar
A gente que nasceu no mato
No mato tem que morar
No mato a gente se ajeita
Tudo o que se planta dá
Quero voltar pra minha terra
Pro norte do Paraná.


História:

Essa música foi composta durante uma tentativa de Joõa Lopes e um amigo em fazer sucesso no Rio de Janeiro. Os dois, depois de tocarem quase sem ganhar nada, chegaram a conclusão que teriam que mudar muito (principalmente cortar os longos cabelos) pra serem bem aceitos pelos cariocas. Foi ai que João Lopes disse: "Não sou um gato de Ipanema, sou um bicho do Norte do Paraná" .

Pegou um táxi e disse ao motorista, "toque esse carro, me tira logo desse lugar..."

E assim nasceu a música símbolo daqueles que saem do Paraná para ganhar o mundo, através da música, teatro, televisão, política, etc...

Marcadores: ,

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial