Aprenda a preparar o delicioso Porco no Rolete

Uma receita tipicamente paranaense e tradicional na cidade de Toledo é o Porco no Rolete, aprenda aqui como preparar:

-
1 porco de aproximadamente 30 kg
-
2 kg de farinha de mandioca
-
1 1/2 kg de sal
-
1 1/2 kg de carne moída
-
1 kg de tomates
-
1 kg de linguiça calabresa
-
1 kg de cebola
-
1 kg de farinha de pão
-
300 g de bacon
-
12 ovos
-
2 copos de vinho branco seco
-
4 pimentões
-
4 latas pequenas de milho verde
-
3 latas pequenas de ervilhas
-
2 latas pequenas de massa de tomate
-
2 latas de pomarola
-
3 vidros médios de palmito
-
3 vidros médios de cogumelos
-
1 vidro médio de azeitonas
-
1 pacote de louro
-
1 noz-moscada
-
pimenta, alho, alecrim, alfazema, salsa, cebolinha verde a gosto
Tempero:
Dissolver 1 kg de sal num copo de vinho, com um pouco de água (até obter um tipo de massa fina) que deve ser passada nas partes internas e externas do porco.
Num recipiente, dissolver 1/2 kg de sal, 1 copo de vinho, juntar a pimenta, o alho, o louro , a alfazema, o alecrim.
Misturar tudo com água suficiente (4 litros) para cobrir o porco deixando-o submerso nestes temperos, por aproximadamente 10 horas.
Injectar o mesmo tempero por toda a peça, com uma seringa bem grossa.
Recheio:
Fritar em fogo brando o bacon, a linguiça calabresa, a cebolinha verde, a salsa, o louro, a alfazema, o alecrim.
Juntar posteriormente a carne moída, o tomate, o pimentão, a massa de tomate, a pomarola, a cebola, a noz-moscada, triturando mais um pouco.
Tirar do fogo e ao esfriar, acrescentar a azeitona, o milho verde, a ervilha, o palmito e os cogumelos, juntando ainda a farinha de mandioca e a farinha de pão para o recheio ficar bem consistente, acrescentando por fim, os ovos bem cozidos e picados, além de sal a gosto.
Tirar o excesso de sal, enfiando o porco nos espetos apropriados.
Em seguida enchê-lo com o recheio costurando-o com um barbante resistente.
Assar em braseiro médio, durante um período entre 6 à 8 horas, dependendo do tamanho do porco, sempre girando na mesma direção e velocidade.
Espetar o assado com um objecto pontiagudo, para sair a gordura e não romper o couro, que deve ser limpo cons tantemente, para retirar o excesso de banha, evitando assim, que pegue fogo.
Bom apetite.
Nota:
Assar um animal, inclusive o porco, num espeto, é um costume que historicamente não se pode precisar a origem, uma vez que diversos povos usaram, e continuam usando a técnica.
Mas a maneira como o porco é preparado, em Toledo já não pode mais ser considerada uma técnica e sim uma arte.
Consiste em assar inteiro, um suíno de aproximadamente seis meses (o mais indicado é o resultado da cruza entre animais das raças landrace e large white, por ser da espécie carne).
Um mês antes do abate, é trocada sua alimentação, para diminuir a banha, sem perder o peso, que quando limpo, deve pesar em torno de 30 kg.
Previamente temperado e recheado com cerca de 30 condimentos ou até mais de acordo com a imaginação e o segredo de cada assador, o porco assim preparado, torna-se a verdadeira delícia dos gourmets.
fonte: Ingrid - Culinária Paranaense
Marcadores: Culinária, Porco no rolete
1 Comentários:
oiiiiiiiiiiiiiiiiii
Postar um comentário
Assinar Postar comentários [Atom]
<< Página inicial