quinta-feira, 9 de julho de 2009

Curitiba e o Grimpeiro

Trazendo a pesquisa de 18 ornitólogos foi lançado o livro "As Aves de Curitiba". A publicação, produzida pela Secretaria Municipal do Meio Ambiente, cataloga cerca de 400 espécies da cidade, ao lado de suas descrições e dos locais e datas em que foram encontradas. Junto com o livro os pesquisadores também lançam a proposta de tornar o pequeno Grimpeiro em ave símbolo da cidade de Curitiba.
Os motivos seriam a utilidade do pássaro na preservação das araucárias e seus hábitos que parecem um pouco com o curitibano típico, que prefere se expor o mínimo possível.

Parta quem não conhece, aqui vai um resumo sobre o pequeno pássaro que pode se transformar em símbolo de Curitiba assim como a Gralha azul o é do Estado do Paraná comparando com algumas características curitibanas:

Grimpeiro:

Também conhecido como rabo-de-espinho-da-araucária, o grimpeiro, Leptasthenura setaria é uma espécie totalmente associada ao pinheiro-do-paraná Araucaria angustifolia. É considerado quase ameaçado de extinção pela IUCN, devido à drástica redução da Floresta Ombrófila Mista (IUCN 2006).

Curitibano:

Segundo os dados da pesquisa encomendada pela Gazeta do Povo, 55% da população nasceu em outra cidade do Paraná ou em outro estado, e veio para a capital e municípios vizinhos, principalmente, para acompanhar os pais. Será que estamos em processo de extinção???


Grimpeiro:

Pode ser confundido com o grimpeirinho (Leptasthenura striolata).

Curitibano:

Fora da cidade frequentemente é confundido com gaúchos e catarinenses


Alimentação:

Alimenta-se de pequenos artrópodos, como insetos e suas larvas e pequenas aranhas encontrados nas folhas e galhos do pinheiro-do-paraná.

Curitibano:

A relação do curitibano com as aranhas é na convivência. Temos uma relação muito próxima com elas, principalmente no verão onde as aranhas-marrons se manifestam mais...

Reprodução

Constrói o seu ninho com ramos secos do pinheiro-do-paraná, chamados popularmente de grimpas. Beneficia-se das folhas pontiagudas do pinheiro como proteção contra predadores.

Hábitos

Grimpeiro:

Vive na copa do pinheiro-do-paraná (Araucaria angustifolia), onde vive todas as fases de sua vida, eventualmente utiliza outras árvores no deslocamento de um pinheiro para o outro.

Curitibano: Curitibano adora sua cidade e dificilmente a abandona por outra, por isso, assim como o grimpeiro, a maioria nasce, vive e morre na cidade.

Marcadores:

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial