sábado, 6 de agosto de 2011

Projeto do metrô de Curitiba

História

Desde o ano de 1970, houve preocupação com a saturação do sistema de transporte de Curitiba, baseado em ônibus, buscando-se alternativas que atendessem à crescente demanda, além da busca a uma alternativa mais barata ao petróleo.
As propostas para o desenvolvimento de um meio de transporte com capacidade maior que a dos ônibus na cidade de Curitiba remontam a 1975, data da proposta de instalação de um sistema de bondes elétricos. Tal projeto acabou sendo abandonado, não sem antes ter influenciado no formato dos abrigos e estações que foram implantados no sistema de ônibus. Em 1978, foi feita uma proposta de instalação de trólebus, que chegou a ser estudada pela prefeitura mas também acabou abandonado.
Em 1990, houve a primeira proposta de implantação de VLT em Curitiba. Tal projeto foi o primeiro a prever uma linha no Eixo Norte-Sul, local onde está previsto o início das obras do atual projeto. Ainda assim, o projeto acabou sendo mais uma vez abandonado.
No ano de 2001, surgiu a proposta de construir-se uma via elevada em sistema monotrilho sobre a rodovia BR-476, mas tal projeto não seguiu adiante devido a falta de financiamento.
Em julho de 2007, a prefeitura de Curitiba lançou edital para a elaboração dos estudos preliminares para implantação do metrô. No entanto, apesar de 44 empresas terem demonstrado interesse, nenhuma entregou documentação para participar da licitação. Em dezembro do mesmo ano, a prefeitura lança novo edital. Em abril de 2008 o processo licitatório foi suspenso por determinação judicial. Em janeiro de 2009 a justiça autoriza a retomada da licitação do projeto básico de engenharia e dos estudos de impacto ambiental. Em março de 2009 foram assinados os contratos entre a Prefeitura Municipal de Curitiba e as empresas que venceram a concorrência pública para a realização dos estudos e projetos de engenharia para a construção do metrô de Curitiba (lote 1) e o Estudo de Impacto Ambiental e o Relatório de Impacto ao Meio Ambiente - EIA-Rima (lote 2). Em julho de 2009 dá-se início ao processo de sondagem do subsolo, para determinar a profundidade que deverá passar a primeira linha do metrô curitibano. Em setembro de 2009 entra no ar a página do metro curitiba, com a proposta inicial da primeira linha. A página é: http://www.metro.curitiba.pr.gov.br
Em 30 de outubro de 2009, a Ministra-Chefe da Casa Civil Dilma Roussef suspendeu a licitação, mas mesmo assim o site e a finalidade de construir o metrô não terminou.
Situação atual

Os estudos para a implantação da primeira etapa da Linha Azul , entre a estação CIC-Sul e a estação Rua das Flores, estão sendo desenvolvidos. O início das obras está previsto para 2012, com entrega prevista para 2016.
Há ainda planos para a criação de outras cinco linhas:
Verde (Circular–Interbairros 2)
Laranja (Centro Cívico-Boqueirão)
Amarela (Campo Comprido-Pinhais)
Vermelha (Aeroporto Afonso Pena-Rua das Flores)
Linha Marrom (BR-476)

Marcadores:

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial