quinta-feira, 13 de junho de 2013

Governo do Paraná divulga resultado da Conta Cultura 2013

O Governo do Estado, pela Secretaria de Estado da Cultura, divulgou nesta quinta-feira (13) a relação dos projetos contemplados na Conta Cultura 2013. Serão R$ 3,5 milhões das empresas patrocinadoras para incentivar projetos de empreendedores paranaenses previamente aprovados na Lei Rouanet (art.18) ou na Lei do Audiovisual, do Ministério da Cultura (MinC). Foram inscritos 215 projetos, sendo que 151 estavam habilitados para concorrer. Destes, 44 foram aprovados. O resultado está disponível no site www.cultura.pr.gov.br.

Nesta edição, subcomissões técnicas fizeram a análise dos projetos por área. Eas eram compostas por três membros, sendo um representante da Secretaria, um indicado pelo Conselho Estadual da Cultura e um escolhido dentre os quadros pertencentes às empresas patrocinadoras, entidades culturais, ou universidades públicas e privadas.

A promoção da produção artístico-cultural do Estado, a circulação, distribuição e difusão de bens culturais e ampliação do acesso da população aos bens, conteúdos e serviços culturais foram alguns dos critérios considerados na avaliação das propostas. Os critérios foram complementados com notas ponderadas atribuídas individualmente pelos analisadores de cada área: artes cênicas, artes visuais, audiovisual, humanidades, música e patrimônio cultural.

Nesta edição, participaram como patrocinadoras as estatais Sanepar e Copel. Os valores destinados aos projetos foram estabelecidos de acordo com o número de propostas inscritas por área e os recursos disponibilizados para a Conta Cultura. A média de incentivo foi de cerca de 30% a 40 % do valor total solicitado para o projeto.

CONTA CULTURA – Esta é a quarta edição da Conta Cultura, que tem como objetivo facilitar a parceria entre empreendedores e empresas interessadas em patrocinar projetos culturais. As três edições anteriores propiciaram o atendimento de 105 projetos de diversas regiões do Paraná, viabilizados com recursos de cerca de R$ 9 milhões, disponibilizados pelas empresas parceiras. As estatais patrocinadoras destinaram recursos do imposto de renda para projetos paranaenses, conforme previsto nas metas de governo para a área da cultura.

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial