terça-feira, 9 de fevereiro de 2010

Jacu Rabudo e o jeitinho do nosso povo se expressar.

Já publiquei aqui algumas expressões do interior paranaense, o jeitinho especial do nosso povo falar. O professor e escritor Hein Leonard Bowles, de Ponta Grossa está lançando o livro "Jacu Rabudo", que traz essas expressões e seus significados. Para quem nasceu no interior como eu, mas cresceu em cidades maiores como Curitiba, vale a pena conhecer essas palavras que a gente houve muito em casa, dito por nossos pais e irmãos mais velhos e muitas vezes não tem a menor idéia do que significa.
Veja abaixo a reportagem feito pela RPC:





Mas o que é "Jacu Rabudo"?

Pessoa metida, gosta de implicar com tudo que acha que está em desacordo com sua concepção de vida.
Pessoa que se envolve em empreitadas perigosas, como por exemplo, combater o desmatamento, a poluição dos rios, a mineração ilegal, enfrentando os poderosos exploradores do meio ambiente



Fulano quis bancar o jacú rabudo, denunciando o fazendeiro que empregava trabalho escravo e acabou levando um tiro. ou , o Zé Roela cantou aquela moça e levou um baita tapa na cara por bancar o jacú rabudo


Editada pela Editora Toda Palavra, a obra traz em suas 152 páginas, “características raras no mundo acadêmico”, conforme o historiador Edson Armando Silva, do Departamento de História da UEPG, pela “precisão e rigor no recolhimento das fontes, prazer e bom humor na apresentação dos resultados e profunda sensibilidade à semântica da cultura popular local”.

SEgundo Hein, "Jacu Rabudo não é a linguagem coloquial de Ponta Grossa, mas a linguagem coloquial falada EM Ponta Grossa", visto que as mesmas expressóes tambem são encontradas em outras cidades, como Irati, Palmeira e até mesmo Curitiba.

Marcadores: ,

1 Comentários:

Às 10 de maio de 2010 às 04:10 , Anonymous L.F.Cerri disse...

Excelente livro do professor Bowles, parabéns pela segunda edição!

 

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial