sábado, 4 de setembro de 2010

Prós e contras do Positivo Alfa - Leitor eletrônico de livros


Testado pelo laboratório da INFO

Primeiro leitor eletrônico com tela sensível ao toque a passar pelo INFOlab, o Positivo Alfa é um aparelho com seus méritos. Apesar de termos bons motivos para acreditar que ele não é fabricado no Brasil, o reader é vendido por 699 reais em livrarias nacionais e leva o selo da Positivo, marca mais conhecida que a dos outros readers à venda aqui, como o Gato Sabido ou o iRiver. Mesmo com esses prós, o aparelho deixa a desejar em outros aspectos.

O que mais chama atenção, de cara, é a tela. Capacitiva, com 6 polegadas e resolução de 800 por 600 pixels, ela alia o papel eletrônico à sensibilidade ao toque. É o primeiro reader a passar pelo INFOlab com essa característica, mas há outros no mercado internacional com tela sensível. O recurso é bem prático. Pena que a precisão do toque não seja das melhores. Mas esse está longe de ser o maior problema. O pior é a demora de cerca de 2,4 segundos para mudar de página, assim como o rastro que as letras da página anterior deixam na nova. Para isso, há um botão de “borracha” que limpa o visor.

Para compensar, o visor do Alfa tem 16 tons de cinza, o dobro do iRiver, e se adapta à orientação do Reader, recurso só presente nos Kindles mais novos, a partir do DX. Os formatos suportados são HTML, TXT, ePub e PDF, este último um pouco difícil de ler pois não se adapta ao tamanho da tela.

Recursos como zoom e teclado virtual funcionam bem, mas um dos maiores elogios vai para o dicionário Aurélio. É possível abrir uma aba para o dicionário sem sair do livro. Basta tocar em um palavra e aparecem suas definições. Há funções de anotações e notas, como em outros leitores.

O reader também peca pela ausência de conectividade. O Wi-Fi deve chegar só em outras versões. Também não há loja virtual para comprar livros. O dono precisa garimpá-los na web, nos sites das livrarias ou no da Imprensa Oficial, que oferece alguns títulos gratuitamente.

Estamos fazendo uma bateria de testes para saber quanto tempo de vida o leitor aguenta e traremos o resultado no review do aparelho. Por enquanto, já dá para adiantar que a autonomia longe do carregador varia bastante: dura muito menos que o esperado quando se usa a tela sensível ao toque e está mais dentro da média quando se usa os botões.

Marcadores:

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial