quarta-feira, 15 de abril de 2009

Belmiro Valverde - Porque o Brasil não é para amadores.

Esse texto é apenas um pequeno resumo da vida e obra de Belmiro Valverde Jobim Castor.

Belmiro Valverde nasceu em Juiz de Fora, MG, em 26/04/1942. Aos quatro anos chegou ao Paraná, com a família, que fora morar em Rio Negro. Com 10 anos foi morar no Rio de Janeiro, ficando por lá até 1964.
É portanto, um legítimo "Bicho Adotado" já que recebeu em 12 de Maio de 2006, o Título de Cidadão Honorário do Estado do Paraná, pela Assembleia Legislativa e Membro da Academia Paranaense de Letras e um dos responsáveis diretos pelo Projeto "Bicho do Paraná" encampado pelo Bamerindus.

O Projeto "Bicho do Parana" realizou entrevistas em video com quase 80 paranaenses de destaque em diversas áreas, que tinham muito o que falar e mostrar, começando com Helena Kolody.


É PhD em administração pública pela University of Southern California e professor de doutorado em administração. Foi diretor internacional e diretor superintendente do extinto Banco Bamerindus (comprado pelo HSBC) e é consultor de diversas empresas privadas e de entidades públicas nacionais e internacionais. Entre suas publicações, lançou o livro "O Brasil não é para amadores: Estado, governo e burocracia na terra do jeitinho", publicado também nos Estados Unidos.
Em junho de 2000 Belmiro passou para livro uma série de idéias. O centro da proposta é explicar o Brasil, suas origens, suas contradições, o “jeitinho” e suas fundamentações históricas e psicológicas. Trata-se de uma profunda imersão na alma do brasileiro, examinando-o como um ser peculiar, produto de múltiplas influências, momentos históricos e contradições. O Brasil de homens e mulheres que, malgrado a propalada triste sina dos trópicos, acalentadora de tantas teses acadêmicas, precisa ser conhecido.

Atualmente é colunista de uma série de publicações e da Radio CBN Curitiba, onde ja teve um quadro que discutia assuntos diversos, semelhante ao "Cony e Xexéo" da CBN nacional, ao lado de Luiz Geraldo Mazza, que infelizmente foi interrompido.

Livros
Autoria e co-autoria de livros

O Brasil não é para Amadores: Estado, Governo e Burocracia na Terra do Jeitinho 2a. ed. (Curitiba: Travessa dos Editores) 2004;

Idem 1ª. edição (Curitiba:EBEL/IBQP)2000;

Brazil is not for Amateurs: Patterns of Governance in the Land of “Jeitinho” (Philadelphia: X-Libris) 2002

Estado e Administração Pública: Reflexões livro em co-autoria com Celio Francisco França, Simon Schwartzman, José Augusto de Souza Peres e Walter Costa Porto (Brasilia:FUNCEP) 1987;

A Reengenharia do Estado Brasileiro, apres. Hamilton Dias de Souza (São Paulo: Editora Revista dos Tribunais) 1995 (capítulo);

Mapa Geral de Idéias e Propostas para a Nova Constituição, org. Luiz Gutemberg (Brasília:Fundação Petrônio Portella) 1987 (artigo).



Membro eleito do Conselho Curador da Universidade Federal do Paraná, 2002 a 2004;
Membro eleito do Conselho Superior da Associação Comercial do Paraná, desde 2004;
Consultor empresarial de diversas empresas privadas e organizações não governamentais, desde 1996;
Diretor Superintendente do Banco Bamerindus do Brasil S.A, Setembro de 1992 a Março de 1996;
Diretor Internacional do Banco Bamerindus do Brasil S.A., Janeiro de 1989 a Setembro de 1992;
Secretário de Estado da Educação do Paraná, Março de 1987 a Dezembro de 1988;
Diretor da Bamerindus Administração e Serviços S.A., 1984 a 1987;
Secretário de Estado do Planejamento do Paraná, Março de 1983 a Maio de 1984;
Secretário de Estado do Planejamento do Paraná, 1974 a Janeiro de 1979.


Biografia completa no site oficial do Professor Belmiro: www.belmirovalverde.com.br

Marcadores: , ,

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial