quarta-feira, 29 de julho de 2009

Cinema 3D é aposta da indústria para não perder expectadores

Quando saiu o videocassete muita gente falou que seria o fim das salas de cinema, todo mundo ia preferir ficar em casa vendo seus filmes favoritos, no conforto da sala. Mas não foi bem assim já que não se pode comparar a emoção de um filme na telona com a baixa qualidade oferecida por uma fita VHS. No lançamento do DVD disseram o mesmo, "as salas de cinema estão perdidas...". Novamente todo mundo se enganou, o cinema ganhou salas melhores, a maioria se mudou para dentro dos shoppings (em Curitiba não se encontra uma única sala fora dos shoppings), veio a tecnologia digital e o povo continuou lotando as salas, principalmente em filmes de grandes efeitos especiais que perdem muito da magia quando vistos em uma tela de televisão.

A tecnologia avançõu muito nesses anos e agora temos telões de alta definição, tocadores de blue-ray e home-theater a preço acessível até mesmo para os mais pobres. Voltou aquela velha frase, "o cinema acabou", agora todo mundo vai ficar em casa. Ledo engano, a aposta da indústria cinematográfica para manter os expectadores nas salas de cinema chama-se 3D.
É incrível como aumentou em poucos meses o numero de salas 3D pelo Brasil. Só Curitiba ganhou 4 salas 3D nos ultimos 3 meses, sendo uma delas o famoso IMAX.
O sistema IMAX, inaugurado no final de julho em Curitiba é uma experiência única de se ver filmes, que com certeza jamais poderá ser reproduzida na sala de alguem.
Segundo o IDG NOW!, "Além do tamanho impressionante, o IMAX tem um sistema chamado "rolling loop" para movimentar o filme. São duas faixas de filme correndo pelo projetor ao mesmo tempo, na velocidade de 24 frames por segundo. Assim, cada quadro fica perfeitamente imóvel quando projetado. A imagem não treme e nem borra, tornando o efeito 3D ainda mais real."

Inauguração do IMAX Curitiba, Euforia e decepção
A euforia ficou por conta dos fãs de cinema que contavam as horas pra ver a tecnologia 3D do IMAX em ação. A promessa de "entrar" dentro do filme é uma grande tentação.
A decepção ficou por conta da programação de estréia com o filme "Harry Potter e o enígma do príncipe", com apenas 12 minutos de ação em 3D. Os fãs do bruxinho devem ter adorado, mas quem não curte muito o tipo de filme, que é o meu caso, ficou decepcionado. Se pelo menos o filme todo fosse em 3D ja compensaria. A programação completa da sala Imax Dom Bosco de Curitiba você pode conferir no blog Latitude 25°25.

Marcadores: ,

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial