terça-feira, 6 de outubro de 2009

Começa o 4º Festival do Paraná de Cinema Brasileiro Latino

Aconteceu nesta segunda-feira (05), no Museu Oscar Niemeyer, em Curitiba, a abertura do 4° Festival do Paraná de Cinema Brasileiro Latino. O Governador Requião ressaltou que o evento representa a consolidação do Paraná como pólo cinematográfico e anunciou que as próximas edições do Festival terão um concurso de roteiros, que vai premiar profissionais do Brasil e da América do Sul. “Os roteiros que participarem do concurso devem se passar dentro do Paraná, nas nossas circunstâncias econômica, política e cultural”, afirmou.




Fernando Montenegro entregou o prêmio Dina Sfat à atriz Letícia Sabatella. O prêmio é uma homenagem a grandes intérpretes e mulheres politicamente engajadas. “É uma honra receber este prêmio. A iniciativa de criar aqui no Paraná um pólo de cinema é louvável. Temos aqui uma cultura rica, com grandes talentos que merecem espaço. Que outros governos continuem este processo, que esta conquista nunca retroceda”, disse Letícia Sabatella.

PREMIAÇÃO – Todas as categorias participantes são premiadas com a estatueta Araucária de Ouro. Os projetos ganhadores das categorias Melhor Direção e Melhor Filme recebem uma premiação em dinheiro. “É uma recompensa aos empreendedores artistas e produtores da área de cinema, que investem no campo do audiovisual cinematográfico”, afirmou Ittala Nandi.


FESTIVAL - A 1ª Mostra de Cinema Contemporâneo Brasileiro Latino, apresentou cinco filmes em longa metragem e seis curtas, sendo três sulamericanos. Em 2007, a 2º Edição do Festival do Paraná de Cinema Brasileiro Latino apresentou três filmes brasileiros e três latinos, além de 20 filmes de curta metragem. Em 2008 a 3ª edição do Festival teve 32 produções em competição, oito longas-metragens brasileiros, três longas-metragens argentinos e 21 curtas-metragens de sete estados brasileiros e do Distrito Federal. O evento teve 242 inscrições, sendo 69 filmes brasileiros de longa metragem, dentre eles 15 inéditos, e 173 curtas metragens, e mais 16 filmes latinos.



Marcadores: ,

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial