segunda-feira, 13 de setembro de 2010

Blog do José Wille - Como nasceu a Boca Maldita?

Anfrísio Siqueira conta como surgiu a Boca Maldita. Leia um trecho da entrevista dele, de 1997, que será publicada em breve no livro Memória Paranaense.


José Wille – Como surgiu a “Boca Maldita”? Na década de 50, já existia uma reunião no local?

Anfrísio Siqueira – O grupo se reunia ali na esquina da Ébano Pereira com a XV de Novembro. Falavam de futebol, mulher, ficavam até as duas horas da manhã, toda noite... Naquele tempo, não tinha o calçadão, os carros passavam por ali. Como sempre tem jantar dos médicos, dos engenheiros, sei lá, alguém sugeriu “Nós temos que fazer o jantar da ‘Boca’”.

José Wille- Já existia esse nome? Como surgiu a “Boca”?

Anfrísio Siqueira – Porque o local onde se reuniam era chamado de “Boca”, as pessoas diziam “Vou lá na Boca”. A palavra era verbal, não tinha nada escrito. Então, fizemos o jantar no Grande Hotel Moderno, o hotel mais chique de Curitiba, com vinte pessoas, e o René Dotti fez um discurso muito bonito...

José Wille – E o título “Boca Maldita”?

Anfrísio Siqueira – Tinha um jogador do Ferroviário que se chamava “Boca Negra”. Aí, o Adherbal Fortes Sá, um jornalista aqui de Curitiba, disse “Esse nome está errado, tem que modificar”. As moças não passavam ali onde nós estamos agora; desviavam, porque recebiam gracejos, brincadeiras, ninguém parava ali, nem para tomar um cafezinho conosco. Então, ele disse “Nós somos malditos, e o nome vai ser ‘Boca Maldita’”. Isso aconteceu em 1956.

José Wille – Então, 1956 é a data oficial do surgimento e da criação da “Boca Maldita”?

Anfrísio Siqueira – Não, foi no primeiro jantar, quando nos reuníamos antes, aleatoriamente, sem razão de ser. Mas, a partir daquela data, todo dia 3 de dezembro nós fazemos este jantar. Depois, veio a Revolução e queriam que eu fechasse a “Boca”. Não fecha, fecha, prende, não prende... Então, a única maneira de funcionar era ter um estatuto. Fiz um “Estatuto da Boca”, registramos no Título de Documentos, foi declarada de utilidade pública pela Assembleia Legislativa e pela Câmara Municipal, foi declarada Tribuna Livre... Aí, a “Boca” passou a ser legal, como dizem na gíria.

Publicado pelo jornalista José Wille no blog www.blogjws.com.br.

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial