Canadá: São José dos Pinhais representa América do Sul em Conferência de energia limpa
Comitiva do município apresentará projeto de uso de LED no lugar de lâmpadas convencionais nos postes para a iluminação pública
Começa nesta quarta-feira (29) o SCI Energy Lab em Edmonton, Canadá. São José dos Pinhais é a única cidade da América do Sul a ser convidada a participar deste evento que vai tratar sobre a gestão de energia elétrica em cidades de médio porte e alternativas de energia limpa mais econômicas.
A comitiva de São José dos Pinhais será representada pelo secretário de Urbanismo Marcelo Ferraz Cesar e o chefe de divisão da secretaria Mauricio Precoma. Ambos vão apresentar na Conferência o município e seus desafios para a implantação de projeto de energia limpa desenvolvido pela Secretaria.
O projeto da Secretaria Municipal de Urbanismo consiste em utilizar LEDs no lugar das lâmpadas convencionais dos postes para a iluminação pública, tanto pela sua manutenção baixa, como por sua versatilidade. “A gestão de energia com LEDs engloba outros fatores de tecnologia, porém a economia gerada será um diferencial, além da facilidade de manuseio e preservação da saúde humana uma vez que não utiliza componentes nocivos como as lâmpadas atuais em sua fabricação” disse o secretário de Urbanismo Marcelo. O projeto de São José dos Pinhais será aplicado inicialmente na rua Joaquim Nabuco.
SCI Energy Lab
Promovido pela Sustainable Cities International (SCI), que é uma instituição sem fins lucrativos, fundada em 1993, o programa SCI Energy Lab tem como objetivo criar e incentivar a capacidade de inovação do desenvolvimento e soluções de energia limpa para as cidades. Este evento tem ainda como finalidade aprofundar a compreensão de como as cidades podem enfrentar as barreiras que impedem a utilização de tecnologias de energia limpa em grande escala.
As cidades envolvidas no programa fizeram a inscrição através de projetos de gestão de energia alternativa. Segundo o diretor geral da Secretaria Municipal de Urbanismo, Silvio Vicente, o processo de escolha das cidades participantes seguiu critérios como o porte. “Cidades de porte médio têm mais facilidade de executar e garantir o crescimento de projetos de energia limpa e gestão, e nossa cidade tem um potencial enorme para esse tipo de prática”, afirmou Silvio.
O evento vai até o dia 1o de junho e as demais cidades que participarão do programa são Edmonton e Vancouver (Canadá), Durban (África do Sul), Los Cabos (México), Bruxelas (Bélgica), Nis (Sérvia), Zagreb (Croácia) Aswan (Egito) e Porto (Portugal).
Fonte: Prefeitura de São José dos Pinhais
0 Comentários:
Postar um comentário
Assinar Postar comentários [Atom]
<< Página inicial