sexta-feira, 27 de fevereiro de 2009

Afinal de se alimenta um Bicho do Paraná?

Muita gente imagina que um "Bicho do Paraná", assim como a Gralha Azul, se alimenta exclusivamente de pinhão. Tá certo que pinhão assado na brasa ou numa chapa de fogão à lenha é maravilhoso, tanto quanto cozido com ou sem sal, depende do gosto de cada um, mas a culinária paranaense é muito mais que isso e muito saborosa também. Só pra citar alguns: Tem o "Porco no Rolete" de Toledo, "Carneiro no Buraco" de Campo Mourão e ainda o "Barreado", prato típico de Morretes e Antonina, no litoral.

Segundo o site Bonde, o prato típico de Campo Mourão foi criado no início da década de 60 e é fruto da curiosidade e persistência de três pioneiros do município: Ênio Queiroz, Joaquim Teodoro de Oliveira e Saul Ferreira Caldas. Depois de assistirem a um filme onde vaqueiros preparavam alimentos sobre brasas, dentro de um buraco cavado no chão, os três resolveram experimentar o peculiar sistema de cozimento.

Seus familiares ainda lembram do resultado das primeiras tentativas. Não foi fácil acertar a melhor combinação entre legumes, tubérculos, condimentos, carne e até fruta. Sem falar da desconfiança daqueles que acompanhavam a experiência gastronômica. Mas valeu o esforço.

Os registros históricos revelam que o processo de popularização do Carneiro no Buraco começou apenas na década de 80, quando autoridades que visitavam a cidade passaram a ser recepcionadas com o prato. Até então, a comida era servida apenas em pequenas recepções e festas de amigos.

A oficialização do Carneiro no Buraco como prato típico de Campo Mourão, através de lei municipal, resultou de um movimento liderado em 1990 pela confraria da Boca Maldita local. No ano seguinte foi realizada a 1ª Festa do Carneiro no Buraco, que ganhou âmbito nacional em 1993.

Ao longo dos últimos 40 anos, o prato típico foi sendo aprimorado e hoje desponta como verdadeiro símbolo de Campo Mourão. Apesar do alto grau de dificuldade na preparação, está entre as comidas típicas mais divulgadas do Sul do país e mourãoenses que dominam a técnica de preparação são convidados para fazer o prato nas mais diferentes regiões do Brasil.

RECEITA (Carneiro no buraco)

INGREDIENTES:

Ingredientes para um tacho

27 quilos de carne de carneiro picada
2 quilos de chuchu
2 quilos de cenoura
2 quilos de abobrinha
2 quilos de cebola
2 quilos de tomate
3 quilos de batata doce
1 quilo de mandioca
1 quilo de vagem
½ quilo de pimentão verde
3 quilos de mandioquinha salsa
1 ½ quilo de maçã


Para o tempero separe:

300 gramas de alho
815 gramas de sal
10 gramas ou uma pitada de pimenta
200 mls de molho de soja
100 gramas de sal de glutamato
1,3 litro de vinagre
200 ml de óleo
2 maços de salsinha
2 maços de cebolinha


MODO DE PREPARO:

Pique tudo em pedaços grandes. Apenas a maçã e a cebola são deixadas inteiras.

Primeiro prepare o tempero, batendo tudo no liquidificador. Misture com a carne e deixe descansando por duas horas. Unte o tacho. Forre com abobrinha e chuchu e comece a montar as camadas, intercalando legumes e carne.

“Depois que a gente coloca as maçãs, o tomate e a cebola, nós vamos colocar o restante do tempero, ou seja, o líquido do tempero que fica da carne. Se o líquido não é colocado, a quantidade de sal que tem no tempero é perdida” – revelou o cozinheiro Walter Tonelli.

O papel celofane é usado para cobrir o tacho. Duas folhas são suficientes. “O tomate, a cebola e a maçã são muito sensíveis. Nós temos que protegê-los” – esclareceu Tonelli.

Da cozinha, o tacho é levado para um pavilhão. É colocado fogo nos buracos e a lenha fica queimando por quatro horas, até formar um braseiro. Então, o tacho é colocado dentro do buraco, onde a carne e os legumes serão cozidos por três horas.

Depois de cozido, o carneiro está pronto para ser servido. Um tacho dá para 60 pessoas.

Marcadores:

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial