quarta-feira, 25 de março de 2009

Miguel Krigsner - Fundador da rede O Boticário, o primeiro "Bicho Importado".

Para falar de Miguel Krigsner teríamos que inaugurar uma nova seção chamada "Bicho Importado", já que ele não nasceu no Paraná e nenhum outro estado do Brasil, mas sim na Bolívia. Porém, dúvido que Miguel Krigsner seja menos brasileiro e Bicho do Paraná que qualquer outra personalidade desse blog. Basta dar uma rápida olhadinha nos seus empreendimentos para perceber o amor que ele tem pelas coisas brasileiras e paranaenses.


Biografia:
Miguel Gellert Krigsner nasceu na Bolívia, filho de dois sobreviventes judeus da Segunda Guerra Mundial. Mudou-se em 1961 para o Brasil e, em Curitiba, formou-se bioquímico. Logo fundou O Boticário, empresa que fabrica e distribui artigos de perfumaria e cosmética.

Criado em 1977, O Boticário foi pioneiro na produção industrial de fórmulas com base em produtos naturais, abrindo caminho para a mobilização que hoje existe em torno do tema ecologia. Esse posicionamento motivou o público consumidor a reconhecer a importância da relação homem/ambiente, despertando valores que estavam esquecidos.

A declarada ligação com a Natureza gerou uma forte demanda de solicitações de apoio, patrocínios e parcerias em eventos e projetos em relação ao meio ambiente. Para organizar a participação de sua empresa nessa área e dinamizar a política de preservação ambiental, Miguel Krigsner criou a Fundação O Boticário de Proteção à Natureza. Sem fins lucrativos e com autonomia de atuação, a Fundação executa políticas de caráter ecológico, financiando e acompanhando projetos de técnicos e entidades preservacionistas em todo o Brasil.

Além do compromisso declarado com a conservação da natureza, Miguel Krigsner também assume seu papel de empresário socialmente responsável nas atividades da empresa e com os funcionários do grupo. A partir da criação de uma política de investimento social, a empresa sob sua direção destina 1% de sua receita líquida para atividades e projetos sociais externos é empresa, com principal foco em meio ambiente e tendo a Fundação O Boticário de Proteção à Natureza com sua principal executora.

Miguel Krigsner pessoalmente colabora com entidades de assistência social e de saúde como o Hospital Infantil Pequeno Príncipe e o Hospital Erasto Gaetner (tratamento do câncer), além da ativa participação na Associação Amigos do Hospital de Clínicas de Curitiba, particularmente na Comissão do Centro de Oftalmologia. Ali colaborou para a instalação do Banco de Olhos.

Entre os títulos concedidos ao Dr. Miguel G. Krigsner estão The President’s Achievement Award pela The Nature Conservancy; Empreendedor do Hospital de Clínicas (Associação dos Amigos do Hospital de Clínicas); Cidadão Honorário de São José dos Pinhais e do Paraná; Sócio Fundador da Associação Brasileira de Franchising, Vice-Presidente da Associação Brasileira de Cosmetologia no período de 1988/1989; Líder Empresarial pela Gazeta Mercantil.


Hitória da Rede O Boticário (Pequenas Empresas Grandes Negócios)

Uma vez empreendedor, sempre empreendedor
O sucesso alcançado pela rede O Boticário é a chave para Miguel Krigsner desenvolver novos negócios e até entrar em outros ramos. E mais do que isso: faz dele um professor que tem muito a ensinar aos novos empreendedores
Depois de consolidar O Boticário como uma das maiores e mais reconhecidas redes de franquias, o empreendedor Miguel Krigsner ainda mantém aquilo que ele chama de “inquietude existencial”, que faz com que a pessoa tenha a necessidade de querer criar coisas novas constantemente. A maior prova dessa inquietude é o envolvimento cada vez maior dele e do Grupo K&G, controlador da rede O Boticário, com o ramo de shopping centers e de eventos: foi inaugurado, no final de março, o Estação Embratel 21 Convention Center, em Curitiba. “O novo projeto nasce com inovações, tem equipamentos flexíveis e até uma conectividade com todo o planeta, garantida pela parceria que firmamos com a Embratel”, explica Krigsner. “Dessa forma, podemos ter um excelente palestrante falando aqui num congresso mundial e uma centena de médicos que não puderem vir estarem assistindo à palestra numa sala especial, o que é uma grande inovação”, completa.
Além do aspecto técnico da conectividade apontado pelo empresário, o acordo selado com a Embratel é o primeiro desse tipo no Brasil envolvendo um centro de convenções e uma operadora de telecomunicações. “Trata-se da união de duas grandes marcas, o que visa a desenvolver e conferir competitividade ao mercado brasileiro de eventos, capacitando o Estação para receber novas demandas nacionais e internacionais”, afirma Miguel Krigsner. “A união fará do Estação um centro de referência onde todos os segmentos de mercado irão encontrar o ambiente ideal, com acesso ilimitado aos mais modernos serviços com abrangência nacional e internacional”, aposta Breno Bina Kessler, vice-presidente de Vendas Corporativas da Embratel.

O novo empreendimento de Miguel Krigsner marca a entrada na área de eventos, um mercado que, segundo pesquisa do Sebrae, movimenta receitas superiores a R$ 37 bilhões por ano, equivalente a 3,1% do PIB nacional, e funciona integrado ao Shopping Estação, inaugurado em 1997. Além de controlar o Shopping Estação, o Grupo K&G tem participação no Müeller Shopping Center, em Joinville (SC), no Shopping Total, em Porto Alegre, e no Aspen Park Center, em Maringá (PR).

Como se vê, o homem dos perfumes tem se encantando também com o “aroma” da construção de shopping centers e de grandes complexos como o Estação Embratel 21 Convention Center, atraído pelas boas oportunidades que esses ramos oferecem. Quando fundou O Boticário, em 1977, o boliviano de nascimento Miguel Krigsner surgiu no mercado como um pioneiro na produção industrial de fórmulas à base de produtos naturais. E manteve a marca do pioneirismo nos anos que se seguiram, seja com o lançamento de novos produtos, seja com ações como a criação da Fundação O Boticário de Proteção à Natureza, que serve de modelo ainda hoje. Nas páginas a seguir, Krigsner, com todo o conhecimento acumulado na trajetória de O Boticário e de seus novos empreendedimentos, diz o que pensa a respeito de temas comuns ao dia-a-dia dos empreendedores. Ele começa analisando o perfil do empreendedor. Depois, discorre sobre o sucesso de sua rede de franquia e suas novas idéias, e encerra com um recado aos jovens empreendedores.
Estação Embratel 21 Convention Center
Área útil: 25 mil m²
Investimento: R$ 50 milhões
Capacidade: 5 mil pessoas em programações simultâneas, com três pisos multiusos com salas que variam de 150 a 2.700 lugares
O inquieto Krigsner

EMPREENDEDOR
“Ser empreendedor é ter uma inquietute existencial. Isso está na minha própria personalidade e de outras pessoas que precisam e querem constantemente criar coisas novas. Durante a trajetória do O Boticário isso ficou bem claro dentro da minha cabeça. Ser empreendededor é ter uma vontade muito grande de realizar, de enfrentar desafios. Tudo passa a ser viável quando se coloca na cabeça o que se quer atingir. No meu caso também acho que o signo ajuda um pouco. Sou capricorniano, um signo de pessoas teimosas, muito perseverantes naquilo que querem fazer. O empreendedor tem que ter uma energia muito forte de querer fazer algo que seja importante para a sociedade. Se a visão for apenas mercantilista, de um negócio, da preocupação do retorno de determinado investimento, dificilmente alguém assim será um empreendedor. Será um investidor. Essa é uma grande diferença. A sociedade percebe o que está por trás de uma empresa ou produto. Se é algo importante, maior, ou puramente comercial.”

A UNIÃO

“O Boticário é o sucesso que é hoje porque foi o somatório do sonho de vários empreendedores. Pela distribuição, através do sistema de franquia, O Boticário conseguiu agregar o sonho de quase 900 empresários que comandam hoje as 2.200 lojas, numa média de duas lojas para cada franqueado. Cada franqueado é um empreendedor. São pessoas que num determinado momento decidiram investir num sonho seu, de ter um negócio próprio, muitas vezes até abandonando uma situação confortável de emprego. Foi essa força conjunta que ativou o crescimento do O Boticário. Essa corrente positiva é capaz de enfrentar e vencer qualquer desafio pela frente.”

A EMPRESA

“Acredito que hoje O Boticário transcende muito de ser apenas uma empresa industrial ou de cosméticos. Hoje, O Boticário é uma verdadeira instituição. O cosmético, sem dúvida, é o que nutre, alimenta o negócio, todo um sistema. Mas, seguramente pelo fato do O Boticário estar envolvido em ações sociais, ter um trabalho de responsabilidade social, de investimento social, diretamente ou através da Fundação Boticário, tem trazido para todas as pessoas que fazem parte da empresa uma satisfação muito grande. É isso que faz com que cada pessoa vista a camisa da organização. É esse conteúdo que faz do O Boticário mais do que um negócio.”
“O empreendedor tem que ter uma energia muito forte de querer fazer algo que seja importante para a sociedade”

INOVAÇÃO

“Vivemos hoje num mundo em que a inovação é extremamente importante. A coragem de ousar e inovar tem que ser permanente dentro de qualquer empreendimento. A inovação é necessária porque vivemos num planeta em que ao se acessar a internet se fica conectado com tudo que está acontecendo no mundo. Novas idéias, novos conceitos são gerados diariamente e outros são descartados. Hoje tudo parece extremamente volátil. Também a obsolescência dos produtos é cada vez maior. Isso torna necessário colocar o espírito criativo dentro de cada empresa. No caso do O Boticário nós lançamos 100 a 120 produtos por ano, buscando captar sempre as novas tendências. O consumidor hoje quer constantemente produtos novos. Quando lançamos um produto, já estamos pensando em como vamos melhorar para lançar um novo.”

GESTÃO
“Existem momentos na evolução da empresa que a gestão passa por diferentes fases. Parte-se muitas vezes de uma gestão extremamente centralizada. Foi assim que O Boticário nasceu e hoje tem uma gestão totalmente profissional, com uma importância muito grande para o trabalho em equipe. Em qualquer empreendimento há um momento em que a gestão está na cabeça de pouca gente. É um momento difícil, muito solitário. É o empreendedor e a cabeça dele. Nesse momento de criar fica difícil até de compartilhar. Só depois entra numa segunda etapa. Passa para o papel, procura profissionais competentes em diferentes áreas. Só aí passa para uma gestão compartilhada, o que vai agregando idéias para tornar possível o primeiro sonho do empreendedor.”

IDÉIAS

“O que mais encontrei na minha vida foram pessoas matadoras de idéias. A cada idéia que se tem, sempre haverá uma pessoa que vai tirar da sua cabeça. ‘Isso não vai dar certo’, dizem. A idéia não nasce pronta. Você tem a intuição de que aquilo vai funcionar. Você pode ter uma excelente idéia. Quando expõe, abre para outras pessoas, em geral é tolhido. Na verdade, as pessoas preferem ficar na zona do conforto, ficar com o conhecido. Querem uma moldura, que enquadre onde começa e termina a responsabilidade delas. Querem apenas a garantia do salário no final do mês. São poucas pessoas que se podem contar que estão totalmente inquietas, que querem ousar, sair da moldura, procurando agregar, somar com uma nova idéia. Acho que apenas 10% da população são inquietas, ousadas. Mas 90%, pelo menos, são matadoras de idéias. Também todas as pessoas do mundo não podem ser empreendedoras. O empreendedor é uma pessoa diferenciada. Ele precisa contar com pessoas disciplinadas, que têm todo mérito, que vão arrumando as casas que o empreendedor vai abrindo. A mente do empreendedor é inquieta. Não se encontra um empreendedor extremamente disciplinado. Às vezes nem ele sabe explicar direito o que quer fazer. Mas na cabeça dele as idéias sempre estão funcionando, trabalhando.”

VALOR

“Agrega-se valor na busca incessante de fazer as coisas da melhor maneira, em termos de qualidade. Também tem de haver uma busca constante pela inovação. Agrega-se valor através dos serviços que se presta. Também se agrega valor pela forma como se trata as pessoas, os consumidores. Agrega-se valor ainda pela forma como a empresa trata o planeta. No caso do O Boticário o consumidor sabe que está comprando um produto, mas sabe também que a empresa está envolvida em projetos ambientais e sociais. É preciso ser uma empresa cidadã. Não fazer caridade e assistencialismo, mas procurar criar. Agrega-se valor fidelizando clientes. O principal é ter produto de qualidade. Se não tiver qualidade, não adianta o discurso mais bonito do mundo. Não vai vender duas vezes.”
“O empreendedor precisa contar com pessoas disciplinadas que arrumem as casas que ele vai abrindo”

SONHO

“Como empreendedor tenho o sonho de construir algo importante para a nossa cidade, Curitiba, a cidade onde O Boticário nasceu e à qual temos uma profunda gratidão. Curitiba está passando por um novo ciclo. Passamos pelo ciclo da industrialização, com a presença forte de montadoras e da agroindústria, do agronegócio. Começamos agora um novo e grande ciclo baseado na prestação de serviços. Curitiba tem hoje todas as condições de desenvolver fortemente setores como softwares e de alta tecnologia. O novo centro de convenções será um espaço para integrar esse novo ciclo econômico da cidade, de troca de conhecimento, de idéias, de aproximação das pessoas, de geração de empregos. Esse projeto vem ao encontro da missão do O Boticário: unir pessoas. Esse é um grande sonho de realização.”

RECADO AOS JOVENS

“Eu diria a um jovem empreendedor para não ter medo. Assuma riscos e tenha uma visão que vá além do aparente. Tente desenvolver uma qualidade de ver o que está por detrás das coisas, não apenas aquilo que está aparecendo. Procure uma inovação muito grande e tenha coragem de sair do lugar-comum. Ouse, sem precisar ser louco. Pode haver até alguns momentos de loucura. Pode não se ter num momento todas as informações necessárias para tomar uma decisão, mas mesmo assim decida: vou ousar. E vá em frente. Vá atrás do seu sonho. Ouça o seu coração. Não queira ser mais ou menos. O mundo já está cheio de gente mais ou menos. Ser mais ou menos é ser igual a uma alface. As respostas para tudo nunca se terá. Pise na grama. Sinta a vida. Siga o que diz o seu coração sempre.”

Miguel Krigsner com Grazi Massafera, Luana Piovani, Fernanda Machado e Artur Grynbaum.

Marcadores: ,

9 Comentários:

Às 17 de setembro de 2010 às 19:07 , Anonymous Anônimo disse...

Espero que o senhor Miguel continue seu trabalho exemplar de cidadão, e que outros continuem se espelhando em seus exemplos.E realmente desejo a ele muita saúde para continuar sua caminhada.
Que bem aventurados sejam os homens de bom coração!

 
Às 17 de setembro de 2010 às 19:16 , Anonymous Anônimo disse...

OBRIGADA!
Por dividir tudo isso com todos!Suas palavras são um bom incentivo para os que estão começando!E seu sucesso não apenas como empresário mas como pessoa é um excelente exemplo para todos!O senhor nos mostra que ter lucro é importante mas,não é tudo e muito menos o suficiente!

 
Às 18 de setembro de 2010 às 12:16 , Anonymous Anônimo disse...

muchas gracias por los productos que nos vende

 
Às 18 de setembro de 2010 às 12:18 , Anonymous Anônimo disse...

danisuarez_38@hotmail.com

 
Às 22 de outubro de 2010 às 09:41 , Anonymous Anônimo disse...

gosto muito dos perfumes que sao lançados da boticarios e os kits tambem vcs estao de parabens

 
Às 24 de janeiro de 2011 às 10:03 , Anonymous Anônimo disse...

Tive o prazer de conhecer Dr Miguel Krigsner, e é isso mesmo uma pessoa muito simplescom coração de ouro.

 
Às 15 de março de 2012 às 11:31 , Anonymous Anônimo disse...

Que maravilha ler essa materia! Eu adoro os produtos da rede O Boticario. E a gora a linha Eudora! O que é isso Senhor Miguel! Sou consumidora e revendedora dos PRODUTOS...Quero aprender mais com o Senhor! Estou com um plano de Negocio voltado para o Publico Feminino...E ler esta materia,fiquei ainda mais animada...

Um abraço espero um dia encontrar com o Senhor e estar trabalhando com o meu propio negocio, agregando valores e parceria com a Eudora!
Um abraço!
Anonimo.
nunes132@hotmail.com

 
Às 25 de março de 2012 às 09:59 , Anonymous Anônimo disse...

Que orgulho, senhor Miguel Krisgner, tenho de fazer parte desta empresa, admiro-o infinitamente e gostaria de dizer que o senhor é meu ídolo, sou funcionária de uma loja dO Boticário, já li tudo sobre a sua vida e cada vez mais respeito e admiro seu trabalho, depois de ler esta matéria este respeito aumentou. Parabéns! Sônia P.Maia

 
Às 4 de agosto de 2012 às 15:16 , Anonymous Der Stürmer disse...

Só esqueceram de mencionar o envolvimento deste senhor no maior golpe da história Paranaense: O Banestado.
Ele, Jaime Lerner, Moisés Bergerson e Artur Noêmio Grynbaun, estes sim são "bichos" do Paraná... sim, e o Paraná é uma maçã.

 

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial