segunda-feira, 6 de setembro de 2010

O que acha de escalar o Everest com Waldemar Niclevicz - Você tambem pode, saiba como

O Everest é a maior montanha do mundo, com 8.848 metros de altitude, situado na fronteira do Nepal com o Tibet (China). Foi escalado a primeira vez no dia 29 de maio de 1953, pelo neozelandês Edmund Hillary e pelo sherpa indiano Tenzing Norgay. Os primeiros brasileiros a escalarem o Everest foram o paranaense Waldemar Niclevicz e o carioca Mozart Catão, no dia 14 de maio de 1995, pelo lado tibetano. Niclevicz chegou novamente no alto do Everest, no dia 2 de junho de 2005, junto com o paranaense Irivan Gustavo Burda, pelo lado nepalês.


EXPEDIÇÃO BRASIL EVEREST

O sonho de chegar no alto dos 8.848 metros de altitude do Everest faz parte da vida de muitas pessoas. Falta de preparo físico, técnico e experiência em organizar uma grande expedição, além de uma elevada soma em dinheiro, fazem com que muitos desses sonhadores fiquem bem longe dos seus domínios.
Curiosamente, até mesmo o Brasil, um país que não tem uma tradição no alpinismo, possui aqueles que sonham com as mais elevadas altitudes, entusiastas que devoram livros, assistem filmes, e perseguem notícias na Internet sobre o Everest. Inevitavelmente, algumas dessas pessoas procuram por Waldemar Niclevicz, mandando para a sua caixa postal diversos e-mails, com perguntas sobre a possibilidade de um dia enfrentarem o Everest, ou até mesmo o acompanharem nesta grande aventura. Assim, o brasileiro que já chegou no alto do Everest duas vezes, resolveu aceitar o desafio de organizar uma expedição destinada a ajudar os mais determinados a chegarem literalmente ao Topo do Mundo, e até mais do que isso, Niclevicz está disposto a escalar o Everest, lado a lado, com essas pessoas.
A oportunidade é destinada a poucos, um mínimo de 4, e um máximo de 6 clientes poderão fazer parte da expedição, que será realizada sempre nos meses de abril e maio, melhor época para a escalada, pela Rota Normal Nepalesa, a mais acessível ao topo, a mesma usada pelos conquistadores, em 1953. Um grupo de 15 pessoas (trekkers) poderá acompanhar a expedição durante a caminhada de aproximação até o acampamento-base.
Segurança, profissionalismo e conforto são as principais características da expedição, que terá o seu início com a recepção dos clientes no aeroporto em Kathmandu. A parte aérea do Brasil até o Nepal será de livre escolha e de responsabilidade de cada um dos participantes. É comum que alpinistas que se dirijam ao Himalaia façam escalas na Europa para compras de equipamentos ou aproveitem a oportunidade para alguma visita. De qualquer forma, serão apresentadas opções de vôos que poderão ser adquiridos através da assessoria de Niclevicz.
Em Kathmandu a hospedagem será em hotel de luxo, 5 estrelas. City tour, visitas a templos e museus estão incluídos. Embora seja uma grande expedição, será uma viagem requintada, com o máximo de conforto e os melhores serviços disponíveis.
A partir do vôo de Kathmandu para Lukla (início da caminhada de aproximação), absolutamente todas as despesas estão incluídas, como carregadores, alimentação e hospedagem nos melhores lodges (alojamento tipo “pousada”).
A caminhada de aproximação será feita sem pressa, de forma a proporcionar ao organismo a melhor adaptação do organismo ao ar rarefeito (aclimatação). Antes da chegada ao acampamento-base, alpinistas e trekkers vão subir o Chukung Ri (5.550m) e o Kala Pattar (5.623m).
Após a chegada no acampamento-base (5.400m), os trekkers regressam caminhando até Lukla, de onde embarcam num vôo de volta para Kathmandu.
No acampamento-base. Cada alpinista será alojado em uma barraca individual, para maior privacidade. Na barraca refeitório, “espaço social”, haverá a possibilidade de recebimento de e-mails, envio de fotografias digitais e realização de telefonemas via satélite, além de sessões de filmes em DVD e músicas. Será possível tomar banhos de chuveiro com água quente.
A escalada. Sempre com o acompanhamento de Waldemar Niclevicz, os alpinistas começarão a escalada enfrentando a Cascata de Gelo, rumo ao acampamento 1 (6.100m), e o Vale do silêncio, rumo ao acampamento 2 (6.500m), onde serão concluídos os trabalhos de aclimatação. Carregadores de altitude (sherpas) é quem serão responsáveis pelo transporte dos equipamentos e pela montagem de cada um dos acampamentos superiores.
Após pelo menos duas idas até o acampamento 2, e uma até o acampamento 3 (7.300m), e volta para o acampamento-base, se o tempo estiver bom, acontecerá o ataque final, rumo ao acampamento 4 (8.000m) e ao cume do Everest (8.848m). O uso de garrafas de oxigênio se dará a partir do acampamento 3.
A equipe de sherpas de Niclevicz é muito experiente, sendo que todos eles já chegaram ao alto do Everest. Embora aos sherpas seja atribuído a responsabilidade de transportar equipamentos e montar barracas, eventualmente pode ser necessário que os alpinistas carreguem mochilas pesadas e sejam obrigados a montar barracas, bem como a fazerem as suas próprias refeições nos acampamentos superiores.
Trabalho em equipe, companheirismo e capacidade de enfrentar adversidades são características indispensáveis para todos que queiram enfrentar o Everest.
Condições físicas e técnicas. Apenas pessoas com excelentes condições físicas poderão participar da escalada do Everest. É imprescindível a comprovação de experiência em escaladas de alta montanha, neve, gelo e ar rarefeito.
É possível a realização de escaladas preparatórias nos Andes (Argentina, Chile, Peru ou Bolívia), quando os participantes serão treinados e capacitados. Viagens não incluídas no preço.
Visando a segurança da equipe e a integridade física de cada um dos participantes, Waldemar Niclevicz se reserva ao direito de vetar a participação de pessoas que ele não julgar apto para a escalada do Everest. Cada participante deverá assinar um termo de responsabilidade admitindo ter condições físicas e técnicas, assumindo todos os riscos que são inerentes a escalada do Everest.
CUSTO
Custo por pessoa: 65 mil dólares.
Participantes: no mínimo 4 pessoas, no máximo 6 pessoas.
Uma vez reunido o número mínimo de 4 participantes, um depósito de 20 mil dólares, não retornável, será exigido para garantir o seu lugar na expedição. O restante deverá ser pago pelo menos até o dia 31 de dezembro do ano anterior da execução da expedição.

CUSTO INCLUI
Acompanhamento de Waldemar Niclevicz durante toda a expedição.
Orientação de Waldemar para o treinamento.
Recepção no aeroporto em Kathmandu, transfer para o Hotel.
6 noites em hotel 5 estrelas em Kathmandu, em apartamento duplo, com café da manhã.
Jantar de boas vindas em Kathmandu.
City tour, visitas a templos e mosteiros em Kathmandu e Bhaktapur.
Vôo Kathmandu / Lukla / Kathmandu.
Todas as refeições e pernoite em lodges durante o trekking ao acampamento-base.
Barracas no acampamento-base: uma exclusiva para cada participante para maior privacidade, uma refeitório, uma cozinha, uma chuveiro, uma banheiro, uma para depósito de equipamentos.
Ducha quente no acampamento-base.
Recebimento e envio de e-mail do acampamento-base (só texto, sem fotos)
Disponibilidade de envio de fotos via satélite do acampamento-base (será cobrado apenas o custo da ligação para envio de dados).
Disponibilidade de ligações por telefone via satélite durante toda a escalada (será cobrado apenas o custo da ligação).
Sistema de energia solar para recarregar baterias no acampamento-base.
Permissão para a escalada e entrada ao Parque Nacional.
Equipamento coletivo para os acampamentos superiores, como barracas, fogareiros, gás e panelas.
Equipamento técnico coletivo para a escalada, como cordas, grampos de gelo e estacas de neve.
12 garrafas de oxigênio Poisk de 4 litros e 1 regulador por participante.
1 sherpa (carregador de altitude) por participante.
6 garrafas de oxigênio e 1 regulador por sherpa.
Comida de altitude para participantes e sherpas.
Cozinheiro no acampamento 2 (6.500m).
Rádios para comunicação durante a escalada.
Custos do oficial de enlace, membro do governo que acompanha a expedição.

CUSTO NÃO INCLUI
§ Passagem aérea até Kathmandu.
§ Equipamentos pessoais (será distribuída lista com material obrigatório).
§ Seguro pessoal de cada participante.
§ Almoço e jantar em Kathmandu.
§ Bebidas alcoólicas.
§ Visto de entrada no Nepal (US$ 30, a ser pago no aeroporto no momento da chegada).
Taxa de aeroporto (US$ 25, a ser paga na partida no aeroporto).
Resgate de helicóptero se necessário.
Extras e demais despesas pessoais.
ROTEIRO – EXPEDIÇÃO BRASIL EVEREST
Abaixo segue o roteiro para a expedição de 2011, caso você precise de mais tempo para se preparar, pode se programar para 2012, 2013...
É muito difícil conseguir pessoas que reúnam condições para participar desta expedição, se a equipe não contar com pelo menos 4 alpinistas a expedição não será realizada. Para 2011 já existem 3 pessoas confirmadas, se você estiver sozinho, vale a pena se esforçar para aproveitar esta oportunidade.
Duração: 62 dias, a partir de Kathmandu.
1º dia, 1 de abril Chegada em Kathmandu, transfer para o Hotel.
Jantar de boas vindas.
2º dia, 2 de abril Kathmandu, City tour, visita a stupa de Bhodnath.
3º dia, 3 de abril Kathmandu, visita a cidade de Bhaktapur.
4º dia, 4 de abril Kathmandu, visita a stupa de Swambunath.
5º dia, 5 de abril Vôo para Lukla (2.800m).
6º dia, 6 de abril Trekking até Phakding (2.623m).
7º dia, 7 de abril Trekking até Namche Bazar (3.440m).
8º dia, 8 de abril Aclimatação em Namche Bazar.
9º dia, 9 de abril Trekking até Thyangboche (3.867m).
10º dia, 10 de abril Trekking até Dingboche (4.350m).
11º dia, 11 de abril Trekking até Chukung (4.743m).
12º dia, 12 de abril Subida ao Chukung Ri (5.550m) (aclimatação).
13º dia, 13 de abril Treking até Lobuche (4.930m).
14º dia, 14 de abril Subida ao Kala Pattar (5.600m) (aclimatação).
15º dia, 15 de abril Chegada no acampamento-base (5.400m).
16º a 55º dia, 16 de abril a 25 de maio – Escalada do Everest.
56º dia, 26 de maio Partida do acampamento-base, trekking até Lobuche.
57º dia, 27 de maio Trekking até Thyangboche.
58º dia, 28 de maio Trekking até Namche Bazar.
59º dia, 29 de maio Trekking até Lukla.
60º dia, 30 de maio Vôo até Kathmandu.
61º dia, 31 de maio Kathmandu.
62º dia, 1 de junho Partida de Kathmandu.

Marcadores:

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial