quinta-feira, 12 de fevereiro de 2009

Jaime Lerner - Curitiba tem a sua cara.

Nenhum nome da política paranaense é mais lembrado e conhecido mundialmente que Jaime Lerner. Arquiteto e político, com grande sucesso nas duas áreas é o grande responsável pela fama que Curitiba tem até hoje, sendo copiada até no exterior.

Depois de ser prefeito de Curitiba com grande sucesso, se tornou governador, no primeiro mandato foi responsável pelo grande salto da economia paranaense, trazendo grandes empresas montadores de automóveis para o estado, porem no segundo mandato decepcionou muitos dos seus eleitores e fãs, isso mesmo, os eleitores de Jaime Lerner são também fãs incondicionais da Personalidade Lerner.
Para que ninguem reclame, Jaime Lerner é torcedor assumido do Coritiba Futebol Clube, afinal, ninguem é perfeito.


Biografia
(site oficial: www.jaimelerner.com)
Jaime Lerner, nascido em Curitiba (17-12-1937), é arquiteto e urbanista formado pela Escola de Arquitetura da Universidade Federal do Paraná, em 1964.

Participou do desenvolvimento das diretrizes básicas do Plano Diretor de Curitiba (1966-69) e foi um dos fundadores do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba – IPPUC, onde ocupou a presidência no biênio 1968-69.

Três vezes prefeito da Cidade de Curitiba (1971-75; 1979-83; 1989-92), Lerner liderou a revolução urbana

que fez da cidade referência nacional e internacional em planejamento urbano, principalmente em transportes, em meio ambiente, em programas sociais e em projetos urbanísticos.

Entre as duas primeiras gestões na prefeitura, Lerner assumiu, em 1975, o cargo de consultor da Organização das Nações Unidas – ONU, para Assuntos Urbanos.

Duas vezes governador do Estado do Paraná (1995-98; 1999-2002), Lerner realizou uma grande transformação econômica e social que mudou o perfil do estado, com a política de industrialização, de modernização da infra-estrutura, de capacitação e de melhoria da qualidade de vida nas cidades e no campo.

Pelo reconhecimento da sua obra em Curitiba e no Paraná, recebeu diversos prêmios e títulos internacionais, com destaque para o Prêmio Máximo das Nações Unidas para o Meio Ambiente (1990), UNICEF Criança e Paz (1996), The 2001 World Technology Award for Transportation (2001), o Prêmio “The 2002 Sir Robert Mathew Prize for the Improvement of Quality of Human Settlements”, pela União Internacional de Arquitetos – UIA e o “2004 Volvo Environment Prize”.

Proferiu palestras em importantes conferências, tais como no International Green Forum, Osaka, Japão (1986); na New York Academy of Sciences (1986); no Congresso Internacional da União Internacional dos Arquitetos - UIA, Chicago, EUA (1993) e na 53ª Conferência Anual das Nações Unidas (2000).

Nos períodos que não ocupou cargos públicos, exerceu intensa atividade em arquitetura e urbanismo. Obteve, em equipe, o 1º lugar no Concurso Nacional de Projetos para o Edifício-Sede da Polícia Federal, em Brasília (1967); 2º lugar no Concurso Internacional Eurokursaal, San Sebastian, Espanha (1966); Silver Medal no “International City Design Competition”, University of Wisconsin, EUA (1989), e vários prêmios do Instituto de Arquitetos do Brasil – IAB, seções estadual e nacional, por projetos e obras em arquitetura e urbanismo.

Em urbanismo, desenvolveu planos para várias cidades do Brasil, como Rio de Janeiro, São Paulo, Recife, Salvador, Aracaju, Natal, Goiânia, Campo Grande e Niterói; prestou assessoria em Caracas (Venezuela), San Juan (Porto Rico), Xangai (China), Havana (Cuba), Seul (Coréia do Sul) e é consultor das Nações Unidas para Assuntos Urbanos.

Em 2002 foi eleito, para um mandato de três anos, presidente da União Internacional de Arquitetos, onde tem como principal plataforma o programa “Celebração das Cidades”, que convoca todas as nações e culturas do planeta à proposição de soluções para as suas cidades.

Marcadores: , ,

2 Comentários:

Às 15 de janeiro de 2010 às 10:02 , Anonymous Anônimo disse...

caro , amigo , voce se lembra daquela cançao que nos emociona ate hoje aquela da campanha para prefeito de Jaime Lerner , creio que seja de 1988 , nao sei o nome , mas estava em sua campanha politica , onde ele usava um simbolo do coraçao , me lenbro deste pedaço (eu ..conheço bem o jeito desta cidade...curitiba ) i ai nao me lembro do resto pode me ajudar gostaria de saber onde consigo esta musica , por favor preciso urgente desta musica , quem diria que curitiba se transformou no que , é hoje , com tanto problema , esta cançao , me transporta para aquele momento , onde ela era um paraiso , é so isto que eu quero , que tristesa hoje ....

 
Às 15 de janeiro de 2010 às 10:13 , Anonymous Anônimo disse...

hoje estou muito triste com a cidade de curitiba progadanga demais e problema , muitos muito, mais veiculos , muita gente , e crimes quem diria que em 1988 , éramos chamados de cidade sorriso , é claro era um paraiso , tranquila , se sorria na rua xv , hoje quero ir emborra daqui para bem longe , cidade ruim e sem nada de bom, atrasada ,pessoas ignorantes e sem cultura , da honde vieram , ?nao sei ...

 

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial