sexta-feira, 20 de março de 2009

Giba, um homem de família que tambem é craque do voley.

O Paraná nunca teve um time de voley à altura de sua importância (houve uma tentativa com um time chamado Cristalino, patrocinado pela empresa de saneamento do Paraná, Sanepar), mas pode se orgulhar de ter grandes nomes dentro do esporte, como jogadores. O maior deles atende por Giba. Além de maior nome do voley brasileiro na atualidade também pode ser considerado um grande homem de família e grande guerreiro fora de quadra, depois de ter vencido uma doença grave na infância e um grande dilema familiar quando jogava na Itália.

Gilberto Amauri Godoy Filho, conhecido como Giba, nasceu em Londrina no dia 23 de dezembro de 1976. É jogador de vôlei, Casado com a também jogadora de vôlei romena Cristina Pirv, com quem tem uma filha chamada Nicoll e um filho chamado Patrick.

Giba mede 1,92 cm, pesa 85 kg e joga como passador-atacante. Teve leucemia na sua infancia. Ainda criança, foi morar em Curitiba, onde iniciou sua carreira de atleta, atuando pelo Círculo Militar do Paraná. Em 2006, foi eleito o melhor jogador do mundo após o título do campeonato mundial, com a vitória sobre a Polônia por 3 sets a 0.


NOME: Gilberto Amauri de Godoy Filho

NOME DE JOGO: Giba

NASCIMENTO: 23/12/76

NATURALIDADE: Londrina - Paraná - Brazil

PESO (kg): 85

ALTURA (m): 1,92

IMPULSÃO PARA CORTADA (m): 3,25

IMPULSÃO PARA BLOQUEIO (m): 3,12


CLUBES: Canadá, Círculo Militar, Curitibanos, Cocamar, Chapecó e Olympikus, Papel Report/Suzano, Telemig Celular/Minas, Ferrara (ITA), Cuneo (ITA), Iskra Odintsovo (Russia).
Time atual: Iskra Odintsovo (Russia).


TÍTULOS PELA SELEÇÃO:

Medalha de ouro no Mundial Infanto-Juvenil em 93 na Turquia
Medalha de prata na Copa do Mundo Juvenil em 94
Mundial da Juventude 95 (seleção juvenil)
Medalha de bronze na Copa do Mundo em 95
Copa do Mundo dos Campeões do Japão 97
Medalha de bronze na Liga Mundial 98/99
Sul-americano 95, 97, 99, 2000 e 2001
Copa América 98, 99 e 2001.
Medalha de prata nos Jogos Pan-americanos de Winnipeg em 99
Medalha de ouro na Liga Mundial de 2001
Medalha de prata na Liga Mundial 2002
Torneio Consorzio Metano di Vallecamonica 2001
Torneio Sei Nazioni 2002
Medalha de ouro no Campeonato Mundial 2002
Medalha de ouro na Liga Mundial 2003
Medalha de bronze nos Jogos Pan-americanos de Santo Domingo 2003
Medalha de ouro na Copa do Mundo 2003
Medalha de ouro nas Olimpíadas de Atenas-04
Medalha de ouro na Liga Mundial 2005



TÍTULOS POR CLUBES:


Copa Brasil 96 pelo Chapecó/São Caetano
Vice-campeão da Superliga 97/98 pelo Olympikus
Paulista 98 pelo Papel Report Vice-campeão da
Superliga 98/99 pelo Papel Report
Superliga 99/2000 pelo Minas/Telemig
Superliga 2000/2001 pelo Minas/Telemig
Copa Italia 2006 pelo Lannutti Cuneo



TRAGETÓRIA:
O jovem padeiro - Durante o período em que esteve afastado do vôlei para recuperação de seu braço, Giba teve de enfrentar um outro problema: a separação dos pais. Isso o obrigou a ajudar sua mãe a tomar conta da padaria da família, em Londrina, o que incluía colocar, literalmente, a mão na massa. O garoto Gilberto Amauri de Godoy Filho acordava às 4h30 para fazer pães, às 7 horas ia para a escola e depois voltava para a padaria e só retornava para casa à noite.

Com sua recuperação, ele precisava jogar escondido da mãe que era contra sua paixão pelo vôlei. Mas ele sabia que seu negócio estava longe dos fornos, dos quais se livrou depois que a família se transferiu para Curitiba. O vôlei foi a forma que Giba encontrou para ajudar a família - mãe, irmã e avó - a melhorar de vida.

É por essas e outras que ele optou pelas quadras quando chegou a dúvida: vôlei ou veterinária. O jogador pensou em cursar essa faculdade, pois gosta muito de animais, mas optou pelo esporte. Entretanto, ele ainda pretende realizar esse sonho quando abandonar o vôlei.

No dia 7 de maio de 2000, o atacante dono da camisa sete da seleção brasileira casou-se com a fisiterapeuta Fabiane. A união, porém, não durou muito e, três anos depois, Giba engatou um romance com a também jogadora de vôlei Cristina Pirv, com quem se casou em 2004.

- Em Curitiba, morando ao lado do Círculo Militar, foi difícil para dona Solange impedir que Giba frequentasse os treinamentos. Lá, ele ficou jogando durante dois anos, entre 1991 e 1992. "Nessa época não me destacava dos meus companheiros de equipe. Era um jogador regular. Era reserva da categoria acima da que eu jogava, mas se o técnico precisasse tirar alguém eu era o primeiro na lista", explica o atleta.

Com apenas 16 anos, Giba fazia sua estréia na Liga Nacional. Saindo do Círculo Militar, ele foi jogar no Curitibanos, do técnico Rubinho. E, ao que tudo indica, ele não gostou muito da sua estréia no campeonato de projeção nacional. "No meio da temporada, resolvi sair do time e fui jogar vôlei de praia", lembra. Mas isso foi pura diversão, simplesmente para não participar da Liga. Apesar de sua passagem pelo Curitibanos ter tido um encerramento inusitado, foi justamente nesta época que ocorreu sua primeira convocação para a seleção brasileira infanto-juvenil.



No ano seguinte, sua participação no campeonato nacional aconteceu pelo Cocamar, também de Curitiba. Segundo o próprio Giba, a equipe teve um desempenho muito ruim na competição. "Nossa projeção era ficar pelo menos em quarto lugar em 1995. Ficamos apenas em sétimo", afirma.

Aterrissando na metrópole do vôlei - Mesmo não realizando um bom campeonato em 1995, Giba conseguiu chamar a atenção de Renan, então técnico do Chapecó de São Caetano. Pela equipe, o ponteiro ficou entre os melhores no Campeonato Brasileiro. "Esse ano foi muito bom na minha carreira. Fizemos uma ótima campanha no Brasileiro que resultou no quarto lugar", afirma.

Apesar de profissionalmente Giba ter certeza de que a passagem pelo Chapecó tenha sido fundamental para sua carreira, economicamente ele tem lá suas dúvidas. O clube ficou devendo cinco meses de salário para todos os jogadores que ainda não foram pagos. "Para nós, jogadores, esse dinheiro fez uma tremenda falta", admitiu.

Do Chapecó, Giba se transferiu para o Olympikus, na época com sede em Indaiatuba. Itinerante, o time foi para Campinas e, na Superliga 1997/1998, defendeu a cidade do Rio de Janeiro. Muito satisfeito com a nova sede, conquistou o campeonato nacional de 1997 e, em 1998 ficou em segundo lugar, quando a equipe foi superada apenas pela estreante Ulbra, de Canoas. Porém, Giba pouco pôde ajudar na decisão: no final do campeonato, ele amargou o banco de reservas.

Apesar de gostar muito do Rio de Janeiro, o jogador aceitou, em abril de 1998, uma proposta do Papel Report/Suzano para assinar um contrato de dois anos. "A proposta deles foi maior e, por isso, mudei de clube", explica. O resultado veio rápido: no mesmo ano, a equipe conquistou o campeonato paulista. Em seguida, pela Superliga 1998/1999, o time disputou a final contra a Ulbra, mas perdeu o título.

A nova derrota em uma decisão proporcionou mais uma crise na carreira de Giba: depois do fim do torneio, Suzano dispensou a maioria de seus jogadores de ponta - entre eles Giba - e montou um time em cima das equipes de base. A partir de então, o jogador passou a negociar com vários clubes - inclusive italianos -, mas acabou indo para Minas por onde disputou a liga verde-amarela da temporada 2000.

Em Belo Horizonte, Giba finalmente engatou de vez: um dos destaques na conquista da edição 1999/2000 da Superliga, ao lado das feras Carlão, Maurício e Douglas. Na temporada seguinte, apesar da decepção do sexto lugar em Sydney-00, outro título nacional aumentou muito o assédio dos poderosos clubes italianos em cima do atacante. Sem conseguir competir economicamente com os rivais, o Minas acabou obrigado a ceder o jogador para o Ferrara, da Itália.(gazetaesportiva)

Marcadores: , ,

2 Comentários:

Às 20 de março de 2009 às 07:41 , Anonymous Rodolpho L.R.Vieira disse...

Muito bom, com estrutura e rico em informações importantes.
Parabens pelo texto.

 
Às 20 de março de 2009 às 07:48 , Anonymous JO disse...

primeira vez que estou vendo o PATRICK
linda familia ...
o GIBA É MTO ESPECIAL

PARABENS PELO BLOG PELA MATÉRIA

 

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial