sexta-feira, 13 de fevereiro de 2009

Festival de Curitiba 2009

"Criadouro" de muitos "Bichos do Paraná" o Festival de Teatro de Curitiba, hoje chamado de Festival de Curitiba, é o maior acontecimento do teatro brasileiro, são centenas de peças, muitas atividades e muita evolução, através dos anos.
Daqui saíram nomes como Luis Melo, Guta Stresser, Letícia Sabatela, Marjorie Estiano, entre outros grandes nomes da televisão e do cinema brasileiro.
Desde a sétima edição em 1998, existe o Fringe que foi inspirado no modelo do Festival Internacional e Edimburgo, Escócia, onde, em 1947, grupos que não estavam na programação oficial da mostra resolveram criar um evento paralelo do qual todos pudessem participar.


FESTIVAL DE CURITIBA: TUDO QUE VOCÊ VÊ (Fonte: www.festivaldecuritiba.com.br)

Grande palco que celebra a riqueza cultural do pais, o Festival de Curitiba iniciou sua história em 1992. Até a edição de 2008, reuniu e levou informação, arte e entretenimento para 1,3 milhão de pessoas. Nestas 17 edições realizadas, todo este público formou a platéia para 1890 espetáculos, sem contar uma imensa variedade de cursos, oficinas, exposições e outras atividades relacionadas.
Mas o Festival de Curitiba tem ainda mais o que comemorar. Tradicionalmente realizado em março, é responsável por um vivo e pulsante retrato da produção contemporânea brasileira. Artistas, companhias e profissionais de teatro do Brasil e do exterior distribuem sua criatividade por diferentes eventos satélites, numa programação rica em qualidade e diversidade.

Teatros e outros espaços tradicionais de cultura e entretenimento dividem as luzes e a cena com endereços diversos, como barracões, ruas, praças, bares e os mais diversos locais de Curitiba e Região Metropolitana. Sempre inovador, autêntico e divertido, o Festival de Curitiba recebe companhias de todas as regiões do Brasil e do exterior. Na platéia, por sua vez, gente de todo o Brasil completa a fusão criativa, aplaudindo, refletindo, questionando, enfim, completando um processo vivo e em constante transformação.

O Festival de Curitiba firmou a cidade como referência no cenário teatral brasileiro. Mais do que isso, criou um período indispensável para a cultura e o entretenimento brasileiros estarem reunidos.

EVENTOS
Além da Mostra Teatro Brasileiro Hoje e da Mostra Fringe, o Festival de Curitiba é formado por uma série de eventos.

GASTRONOMIX - Grandes chefs de carreira reconhecida nacional e internacionalmente reunidos para uma série de jantares enogastronômicos, temperados com música e cultura. Menus degustação especialmente criados e harmonizados com vinhos.

USINA DE IDÉIAS - A movimentação cultural não fica só nos palcos. A Usina de Idéias traz uma programação extensa de exposições, palestras, debates, lançamentos de livros, oficinas e workshops, envolvendo não só o teatro, mas várias formas de expressão cultural.

MISH MASH - Este projeto nasceu do sucesso da mostra de humor Risorama, já consagrada na programação do Festival. Apresenta artistas que se dedicam à arte do improviso, da comédia física e do ilusionismo. São esquetes curtas, de aproximadamente 5 minutos de duração, com impacto visual e situações inusitadas.

RESIDÊNCIAS CRIATIVAS - O intercâmbio entre companhias de todo o país e a cena teatral curitibana e seu público ganham um novo espaço.Uma companhia é selecionada para "residir" na cidade, desenvolvendo em Curitiba um trabalho criativo durante um mês. O resultado será apresentado durante o Festival.

RISORAMA - Em seu sexto ano, é uma das atrações de maior sucesso da programação do público do Festival de Curitiba. Um humorista e um microfone - a fórmula simples e descontraída é o que basta para fazer uma platéia inteira rir descontroladamente. O espetáculo é uma reunião de comediantes e seus personagens, mesclando todas as vertentes do humor.

Marcadores: ,

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial