terça-feira, 17 de fevereiro de 2009

Festival de Curitiba acontece de 17 a 29 de Março

Divulgadas as novidades do Festival de Curitiba 2009.

Considerado a maior festa das artes cênicas do país, o Festival de Curitiba atinge a sua maioridade. Ao completar 18 anos, o Festival, mais uma vez, transforma a capital paranaense num grande palco e atrai olhares e pessoas vindos de todas as regiões do país e do exterior. Teatro é o foco principal do evento, mas há espaço para música, festas, shows de humor e magia, debates, exposições fotográficas e experiências gastronômicas.

A edição deste ano, que acontece de 17 a 29 de março, terá 24 espetáculos na Mostra Contemporânea, sendo cinco estreias, e 290 no Fringe. Os curadores da Mostra Contemporânea são a pesquisadora carioca Tânia Brandão, o crítico paulista Celso Curi e a jornalista paranaense Lúcia Camargo. Os ingressos serão vendidos a partir do dia 19 de fevereiro, numa central montada no Shopping Mueller.

Em entrevista coletiva, o diretor do Festival de Curitiba Leandro Knopfholz citou algumas melhorias no Fringe: os 290 espetáculos terão 3 sessões cada igualmente divididas nos horários das 12h, 18h e 21h. “Todo mundo que quis vir foi acomodado de alguma maneira em Curitiba. Contamos também com dezenas de agentes e olheiros nacionais e internacionais, o que dá possibilidade de circulação para as peças do Fringe. O Fringe é o espaço que mais tem curadoria porque é feita por pessoas que assistem aos espetáculos e falam suas impressões. E o boca a boca durante o evento é um fenômeno importantíssimo para medir a aceitação do público, repercutir e dar visibilidade aos espetáculos".

No blog que será lançado do Festival, o público poderá comentar sobre os espetáculos assistidos. Uma Linha direta com o Festival também será criada para informar sobre cancelamentos de espetáculos, trocas de ingressos e mudanças na programação.

Nos outros projetos que integram o Festival de Curitiba e garantem a sua diversidade, a novidade para este ano é o Gastronomix, evento enogatronômico que alia música à gastronomia. Chefs de cuisine em ascensão convidados vão preparar pratos que serão harmonizados ao som de músicas especialmente escolhidas para a ocasião.

Como a ideia é ampliar o leque, outro destaque fica por conta das Festas do Festival. A abertura será com as bandas Trio Mocotó e Farofa Carioca, nos dias 17 e 18 de março; Sua Mãe, banda do ator Wagner Moura no dia 24; e o encerramento com a performática banda de Nova Iorque, Scissor Sisters. Com dois discos lançados, a banda promove um som que mistura glam rock com disco, tudo embalado com um visual extravagante.

Outra novidade deste ano será o Coletivo de Pequenos Conteúdos, no TUC, que é uma mostra que expõe as variedades de linguagens de grupos curitibanos, como também é a mostra Novos Repertórios.

MISH MASH
Datas: 26, 27 e 29 de março
Local: Pavilhão do Cietep (FIEP) - Avenida Comendador Franco, 1341 - Jardim Botânico

O Mish Mash foi inserido na programação do Festival de Curitiba no ano passado. O evento é um show de variedades que mistura magia, ilusionismo, performance, dança, arte circense e muitas doses de humor em quadros rápidos, que variam de 5 a 10 minuitos. Este ano, entre as atrações do Mish Mash está o mágico performático canadense Derek Scott, e o norte-americano Tomas Kubinek, reconhecido por suas performances na Broadway.

RISORAMA
Datas: de 19 a 24 de março
Local: Pavilhão do Cietep (FIEP) - Avenida Comendador Franco, 1341 - Jardim Botânico
O Risorama entra em seu sexto ano como uma das atrações mais procuradas do público do Festival de Curitiba. Em cena, apenas um microfone e ideias irreverentes e humoradas bastam para fazer a plateia gargalhar em uma espécie de Comedy Club. Comandadas por Diogo Portugal, as apresentações destacam o talento de artistas vindos de várias regiões do país e com os mais diversos estilos de trabalho.

GASTRONOMIX
Datas: 24, 25 e 26 de março
Local: Clube Concórdia – Rua Carlos Cavalcanti, 815

O Gastronomix, evento enogastronômico que alia música à gastronomia é uma das novidades da Festival de Curitiba em 2009. Chefs convidados vão preparar pratos que serão degustados ao som de músicas especialmente escolhidas para a ocasião. Cada um dos chefes vai explicar a preparação dos pratos e o porquê de eles combinarem com a música selecionada.

PUC IDEIAS
Eventos a definir.

Fonte:
Divulgação

Marcadores: , ,

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial