terça-feira, 17 de março de 2009

"Aterrorizando" Curitiba, João Luiz Fiani

João Luiz Fiani, é um dos nomes e rosto mais conhecido pelos curitibanos, está sempre em cartaz no teatro, seja como ator, produtor ou diretor, ou ainda em algum comercial da televisão, e rádio.
Diz que não sai de Curitiba para atuar em outras áreas por gostar do teatro e não ter paciência em esperar para trabalhar, “já que em outros campos de atuação, como TV e cinema, é tudo muito demorado”. Fica satisfeito em ter seu próprio espaço cultural, com uma maior proximidade e interação com o público. “Como eu faço o que gosto, acabo sendo mais feliz e tenho mais resultados com meu trabalho, pois corro atrás e faço tudo com determinação”, revela Fiani.


Biografia (do site oficial: www.fiani.com.br)
Em 1979 João Luiz Fiani subiu num palco de teatro pela primeira vez. Foi no auditório do COLÉGIO ESTADUAL DO PARANÁ com o espetáculo O JOGO DA INDEPENDÊNCIA dirigido por Zélia Hurmann. De lá pra cá ele não parou mais de trabalhar. Tem um histórico destacado na história do teatro local, tendo sido formado pelo CURSO PERMANENTE DE TEATRO do Teatro Guaíra. São muitos anos de ininterrupta atividade, tendo trabalhado com grandes nomes ligados ao teatro brasileiro como Antônio Carlos Kraide, Oraci Gemba, Nélson Di Córdova, Eddy Franciosi, Ivone Hoffmann, Lala Schneider, Fernando Rodrigues de Souza, Armando Maranhão e Ademar Guerra, atuando em mais de 50 espetáculos e escrevendo e dirigindo centenas de trabalhos de sucesso de crítica e público entre produções profissionais, amadoras, próprias e para outras companhias.

No teatro seus mais importantes trabalhos como ator são: "Zumbi", "Colônia Cecília", "Mistérios de Curitiba", "O Carrasco Do Sol", "O Mágico de Oz", "O Vampiro e a Polaquinha", "O Inimigo do Povo", "Gritaria nos Muros da Cidade", " Nem Freud Explica", "Don Juan de Molière", entre outros.

Como diretor e autor Fiani foi responsável pelo maior fenômeno do teatro paranaense e um das peças mais tempo em cartaz no Brasil: A CASA DO TERROR.

Em sua carreira FIANI destaca-se também como empreendedor, tendo construído o primeiro teatro independente do Estado do Paraná. Em 1994, era inaugurado o TEATRO LALA SCHNEIDER, o qual ostenta o nome de um dos mais destacados talentos de nossa terra e que com muita luta é mantido até hoje. Em 2004, Fiani inaugura seu segundo teatro, em homenagem a um dos mais importantes atores do Paraná, a CASA DE TEATRO EDSON D´AVILA.

É proprietário da CIA MÁSCARAS DE TEATRO, da METÁPHORA CIA DE TEATRO e dos COMEDIANTES, responsáveis por intensa produção teatral. A sua escola de teatro, o NÚCLEO DE PROFISSIONALIZAÇÃO TEATRAL, é uma das mais importantes do Paraná, com uma grande infra-estrutura, responsável pela formação de grande número de profissionais das artes cênicas do Paraná. O NPT, como é conhecido, já revelou dezenas de profissionais das artes cênicas do Paraná, entre eles destacamos: Marjorie Estiano, Francieli Freduzeski, Renato Scarpin, Marcyo Luz, Jader Alves, Sônia Bacila, Joel Vieira, Marco Zeni, Karla Fragoso, Fabíula Nascimento, Juscelino Zílio, Adriana Sottomaior, Anna Rafaela D´Oliveira, Rubens Siena, Mônia Sartor, Andréa Peruzzo, entre outros.

Por duas vezes participou da Mostra Oficial do Festival de Teatro de Curitiba. Em 2001 com "CEM ANOS", adaptação da obra de Gabriel Garcia Marques. Em 2007 encenou "COLONIA CECÌLIA" de Renata Pallotini no Teatro Guaíra com um elenco de 32 atores - essa considerada uma das melhores montagens teatrais em cartaz no Brasil pela crítica especializada.

Fiani é responsável pela adaptação para o palco de dois dos principais autores paranaenses: DALTON TREVISAN e PAULO LEMINSKI. Premiado com o PROJETO PRÓ-CENA da Prefeitura de Curitiba em 1995, levou ao palco do Teatro Novelas Curitibanas a adaptação do romance de Leminski "AGORA É QUE SÃO ELAS", obtendo grande sucesso de crítica e público. Recentemente adaptou para o teatro contos de Dalton Trevisan em "O VAMPIRO CONTRA CURITIBA".

Na área da comunicação trabalhou em diversos canais de TV e rádios do Brasil.

Na TV Globo teve participações em: "Roda de Fogo", "Meu Bem Meu Mal", "Lua Cheia de Amor", "Chico Anysio Show", "A Grande Família". Na extinta Rede Manchete fez parte do elenco do humorístico "Domingo é Dia de Graça" com Costinha. Fez ainda na mesma emissora participação na novela "Mania de Querer" e no programa infantil "Lumpulimpimclapatopo", com Lucinha Lins e Cláudio Tovar.

Fiani tem trabalhos em todas as emissoras de TV do Paraná, apresentando TELEJORNAIS e PROGRAMAS DE VARIEDADES. Na CNT fez parte do seriado PISTA DUPLA, uma iniciativa pioneira na TV do Paraná.

No ano de 2007 passou a integrar a equipe da REVISTA RPC, com participação em vários episódios como roteirista, produtor e ator.

No Rio de Janeiro trabalhou no SISTEMA JORNAL DO BRASIL, sendo locutor das Rádios JB FM, FM 105 e CIDADE FM. Em Curitiba foi locutor da STUDIO 96, CIDADE AM, GLOBO AM, Intercontinental FM e locutor fundador da Rádio 98 FM, entre outras.

Em 2007 assinou contrato com as rádios CLASSIC de Maringá e JOVEM PAN FM de Curitiba onde apresenta dicas de cultura e entretenimento.

No cinema participou de longas e curtas premiados nacionalmente, destacam-se: " O MUNDO PERDIDO DO KOZAK" de Fernando Severo, "AGORA É QUE SÃO ELAS" de Beto Carminatti, "BALADA DO VAMPIRO" de Beto Carminatti e Estevan Silveira, entre outros.

Em 1997 ganhou o prêmio "POTY LAZZAROTTO / CAFÉ DO TEATRO" pelo seu texto "QUEM MATOU AGATHA CHRISTIE". Foi vencedor do Troféu Gralha Azul Prêmio Governador do Estado do Paraná como Melhor Diretor 1999. Recebeu o PRÊMIO CIDADE DE CURITIBA em 2000 pelo seu trabalaho pelo teatro do Paraná. Em 2005, recebeu o PRÊMIO CULTURA E DIVULGAÇÃO da Câmara Municipal de Curitiba. Em 2007 recebeu o premio de MELHOR ATOR do III FESTIVAL LATINO AMERICANO DE CURTAS do CEARÁ pela sua atuação em BALADA DO VAMPIRO.

Entre 2002 e 2006 foi presidente do SEPED-PR Sindicado dos Produtores e Empresários em Espetáculos de Diversão do Paraná, com diversas conquistas para a classe teatral. Na sua gestão foi reformulada a LEI DE INCENTIVO A CULTURA em parceria com a Fundação Cultural de Curitiba e foi elaborada em parceria com a Secretaria de Estado da Cultura, a Lei Estadual de Fomento ao Teatro do Paraná, entre outras conquistas!

Marcadores: , , ,

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial